Higrômetro | O que é?

Higrômetro | O que é?

22 de dezembro de 2009 Curiosidades 4

Higrômetro, é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. Ele é utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos. Por exemplo: em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios e instrumentos como o violino.

higrometro

Composição

Os higrômetros são compostos, em sua maioria de substâncias com capacidade de absorver a umidade atmosférica. Entre elas estão o cabelo humano e sais de lítio. No higrômetro construído com cabelo humano, uma mecha de cabelos é colocada entre um ponto fixo e outro móvel e, segundo a umidade a que está submetida, ela varia de comprimento, arrastando o ponto móvel. Esse movimento é transmitido a um ponteiro que se desloca sobre uma escala, na qual estão os valores da umidade relativa. Já o higrômetro de sais de lítio baseia-se na variação de condutividade desses sais, os quais apresentam uma resistência variável de acordo com a água absorvida.


 Construindo um medidor de umidade do ar usando materiais domésticos

Que tal fazer uma experiencia? É uma ótima ideia para a feira de ciências na escola.

MATERIAL

Um lápis novo ou uma haste longa de madeira ou plástico.
Uma tira de borracha, dessas usadas nos bancos.
Um canudo de refresco.
Um cartão para servir como mostrador.
Uma armação conveniente para suporte.
Uma travessa metálica ou forma de bolo.
Um lenço grande.
Um fogão de camping ou um aquecedor de laboratório.
Tiras de papel.

INSTRUÇÕES

higrômetroPrenda um fio de cabelo (dizem que louro é melhor) a uma ponta de um lápis ou alguma haste de madeira ou plástico, usando fita adesiva. Prenda a outra ponta do fio a uma tira de borracha, dessas de prender cédulas, e prenda a tira na outra ponta do lápis. Dobre um canudo de refresco em ângulo reto e coloque-o sob a tira de borracha, como mostra a figura. Faça um mostrador com um cartão e monte todo o conjunto em uma base qualquer, bem firme. Esse é seu higrômetro.

Quando a umidade do ar cresce o cabelo se expande e o ponteiro gira no mostrador. Para calibrar esse mostrador peça emprestado um higrômetro profissional. Talvez o laboratório de seu colégio tenha um. Marque as posições do ponteiro de seu higrômetro pela medida do higrômetro comercial. Leve ambos para uma sala com ar condicionado, onde a umidade é baixa, e para um banheiro, onde ela é mais alta.

ANALISE

Todo o truque do funcionamento desse higrômetro reside na expansão do cabelo quando a umidade do ar aumenta. Isso se dá porque as moléculas de água se infiltram entre as moléculas do fio de cabelo e toda a estrutura molecular aumenta de volume. Como as moléculas de água estão fracamente ligadas ao fio de cabelo, elas se desprendem facilmente quando a umidade baixa.

Fontes: Wikipedia / Seara da Ciência

 

4 comentários

  1. Euclides Antunes disse:

    Também reparei

  2. ingrid disse:

    obrigado voce me ajudou

  3. israeldutra disse:

    Olá caro Isaías!

    Com certeza você acha na seção de [ LINKS ] aqui do Blog, ali no [ Menu Superior ] depois é só olhar na categoria [ LOJAS ], mas eu vou logo adiantar um dos sites pra você não ter tanto trabalho.

    .: http://www.violincase.net/gw309510.htm :.

    Boa sorte!

  4. isaias diniz alves disse:

    meu amigo onde eu acho uma case dessas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Oi! Como posso ajudar?