Abner Campos vence concurso na Guiana

Abner Campos é autodidata

Destaque do G1 na semana passada foi o violinista amapaense Abner Campos, de 13 anos, que venceu um concurso de música erudita na cidade de Saint-Laurent-du-Maroni, na fronteira da Guiana Francesa com o Suriname. O músico, que é autodidata, conquistou os jurados com a apresentação feita no sábado (19).

Abner recebeu o convite para participar do concurso após ganhar destaque em um projeto social no Amapá e conhecer a Orquestra Filarmônica de Berlim, em 2014. Para chegar ao destino francês, o músico ganhou doações após uma campanha feita pelo maestro Elias Sampaio na internet.

Para ler a matéria completa acesse: http://goo.gl/lp2DzU

Orquestra Essência

Abner é um dos 550 amapaenses que fazem parte da Associação Educacional e Cultural Essência, um projeto que utiliza a música erudita como ferramenta de inclusão social. A proposta também é popularizar o estilo musical no Amapá. No projeto, os músicos recebem e aprendem a manusear os instrumentos de forma gratuita.

A Orquestra Camerata Essência, criada a partir da associação, iniciou os trabalhos há 5 anos, com o maestro Elias Sampaio. Hoje, os trabalhos acontecem em 7 “polos” de ensino musical, em áreas de periferia e de palafitas do Amapá e conta com a ajuda de pelo menos 40 monitores, frutos do trabalho realizado pelo grupo musical amapaense.
Fonte: G1Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza
Israel Honorato Dutra

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *