Bosisio e Katia Balloussier na Série Cordas em Foco

Paulo Bosisio e Katia Balloussier se apresentam na Série Cordas em Foco, dia 24, terça, no CCJF

Violinista e pianista fazem o segundo concerto da série, que prevê ainda outras três apresentações até o fim do ano

No próximo dia 24 de maio, terça-feira, às 19h, o Centro Cultural da Justiça Federal será palco do encontro entre o consagrado violinista Paulo Bosisio e Katia Balloussier, pianista  de destaque no atual cenário erudito da cidade.  A apresentação, precedida, às 18h, por uma mesa redonda com o tema A Música de Câmara no Atual Cenário Brasileiro, faz parte da Série Cordas em Foco, com direção artística do violinista Ayran Nicodemo, que prevê, até o fim do ano, outras três apresentações: em outubro, Quarteto Bosisio; em novembro, o violoncelista Marcelo Salles e, em dezembro, o encontro da viola de Dhyan Toffolo com o piano de Erika Ribeiro. Bosisio e Balloussier apresentarão  obras de Beethoven (“Sonata Primavera”), Mozart (“Sonata 18 – G Maior”), Francisco Manuel da Silva (“Capricho”), Brahms / Joachim (“Dança Húngara nº2”) e Kreisler (“Liebelied” e “Liebesfreud”). Toda a série está tendo o apoio daAssociação Movimento Música de Câmara – AMMC.

Paulo Bosisio

Nascido em 1950, no Rio de Janeiro, Paulo Bosisio estudou Violino com Yolanda Peixoto e Análise Musical com Esther Scliar e, posteriormente, na Europa, com Max Rostal. Formou-se com grau máximo e distinção. Apresentou-se como solista de orquestra, recitalista e camerista por diversos países europeus. No Brasil, solou com todas as orquestras importantes do cenário musical. É professor do bacharelado de Violino na UNI-RIO e convidado para os mais importantes cursos e festivais no Brasil.

Como primeiro violino do Quarteto da UFF, excursionou pela Inglaterra e Escócia, com programa exclusivamente brasileiro, fazendo gravação para a BBC. Também realizou a primeira gravação mundial do Quarteto nº 4, de Villa-Lobos. Como solista e camerista realizou inúmeras primeiras audições de música brasileira. Participou das Bienais de Música Contemporânea, executando em primeira audição mundial peças de José Penalva, Sonata para violino solo, de David Korenchendler, além de várias outra obras. Foi diretor artístico e spalla da Orquestra de Câmara Brasil Consorte, que estreou diversas obras em primeira audição. Gravou para a Orquestra de Câmara de Curitiba, atuando como maestro, com programa inteiramente brasileiro que reunia obras de Santoro, Emani Aguiar, H. Morozowicz e Guerra-Peixe. Em 2005, apresentou-se na Bélgica e na Itália em importantes Festivais e em dezembro de 2006, realizou recital no Museu Debussy, em Paris (França)

Katia Balloussier

Kátia Balloussier iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann, passando posteriormente a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Graduou-se pela Escola de Música da UFRJ, cursando também o Mestrado em Piano na mesma instituição. É detentora de sete primeiros prêmios, em Concursos Nacionais de Piano, destacando-se o 1º lugar no concurso Arnaldo Estrella, em 1982, em Juiz de Fora. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros. Em 1996 e 1997, atuou como pianista acompanhadora na série Master Classes Internacionais, na CAPES-UniRio, ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki e Herman Baumann, entre outros.

Com o tenor José Hue, vem realizando uma programação desde o início de 1999, incluindo-se apresentações no Teatro do Planetário, Museu Imperial de Petrópolis e Conservatório Brasileiro de Música. Atualmente, desde 1997, ocupa o cargo de pianista da UNI-RIO, sendo responsável pelo acompanhamento das classes de canto, cordas e sopros. Ultimamente, foi solicitada para participar de concertos com as orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Petrobras-Pró Música, tocando piano e celesta.

Programa:

  • Mozart – Sonata 18 – G maior – KV 301
  • Beethoven – Sonata Primavera
  • Francisco Manuel da Silva – Capricho
  • Brahms/Joachim – Dança Húngara nº 2
  • Kreisler
    • Liebelied
    • Liebesfreud

SERVIÇO:

  • 24/05 – terça-feira – Série Cordas em Foco, com Paulo Bosisio e Kátia Ballousier
  • Horário:
    • 18h -Mesa redonda com o tema A Música de Câmara no Atual Cenário Brasileiro
    • 19h –  Concerto
  • Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro
  • Informações: 3261-2565
  • Ingresso na bilheteria do CCJF: Terça a domingo, das 12h às 19h.
  • Ingressos: R$20 inteira/R$10 meia
  • Classificação Livre
  • Capacidade: 142 lugares

Próximos concertos:

02/08 – Quarteto Bosisio

04/10 – Marcelo Salles – Violoncelo Solo

06/12 – Dhyan Toffolo convida Erika Ribeiro – Viola e Piano

Produção e Dir. Artística: Ayran Nicodemo

Fonte: Cezanne Comunicação / www.cezannecomunicacao.com.br

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.