X Concurso de Jovens Solistas – Inscrições Abertas

 

Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
 

Fundarte e Sesi-RS  realizam décima edição do Concurso Jovens Solistas

Estão abertas até o dia 20 de outubro de 2012, as inscrições gratuitas para o Concurso Jovens Solistas, que será realizado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE  e pelo Sesi-RS,  com o objetivo de selecionar jovens músicos, que   atuarão à frente da Orquestra de Câmara Fundarte na temporada de concertos 2013. 


Público alvo > 
A seleção será realizada no dia 19 de novembro de 2012,  no Teatro do Sesi,  em Porto Alegre, Av. Assis Brasil, 8787, bairro Sarandi.  De âmbito nacional, o concurso seleciona músicos para todas as modalidades de instrumentos, exceto canto.

Indicado para estudantes ou profissionais com até 23 anos. 

 

O Concurso Jovens Solistas

De âmbito nacional para todas as modalidades de instrumentos é indicada para estudantes ou profissionais com até 23 anos. Tem como objetivo oportunizar  a jovens músicos atuarem como solistas da série de concertos do projeto SESI Catedrais e outros projetos desenvolvidos pela Orquestra de Câmara Fundarte,  bem como descobrir jovens instrumentistas que estão se destacando em seus estudos musicais.

Na sua 10ª edição, entre os 103 músicos que já atuaram como Jovens Solistas da Orquestra de Câmara FUNDARTE e que conquistaram bolsas em universidades dos Estados Unidos onde estão atualmente,  destacam-se Paula Bujes (violino), Pablo Ramon Hernandez (oboé) Moisés Cunha (violino), além de Moisés dos Santos (violino), que estuda na Europa, em Salzburgo, Áustria.

 

Para o maestro Antônio Borges-Cunha, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Fundarte e para a professora Therezinha Petry Cardona, diretora executiva da orquestra, ambos  integrantes da comissão organizadora e de seleção, a maior importância  do concurso é propiciar ao jovem solista que deseja seguir carreira, a oportunidade de tocar numa orquestra que,  ao longo dos anos,  vem  realizando um grande número de concertos pelo Interior do Rio Grande do Sul e  desenvolvendo  formação de plateia com função pedagógica e educacional. 

Borges-Cunha informa que a Orquestra de Câmara Fundarte é a  única orquestra brasileira que está oferecendo,  de maneira contínua, oportunidades para jovens atuarem como solista de uma orquestra.

“A  orquestra tem contribuído para a experiência prática de músicos jovens com potencial para seguir a carreira de músico profissional”, acrescenta.

 

Comissão Organizadora

Antônio Borges-Cunha – regente da orquestra, Therezinha Petry Cardona – diretora da orquestra, João Campos Neto – Spalla da orquestra, Ângela Susin – Sesi-RS, Olinda Alessandrini – pianista, Gorete Junges – diretora de comunicação da FUNDARTE

 

Comissão de Avaliação

Antônio Borges-Cunha – Regente  da Orquestra de Câmara FUNDARTE, Therezinha Petry Cardona – Diretora Executiva da Orquestra de Câmara FUNDARTE, Olinda Allessandrini – pianista, João Batista Sartor – prof. de flauta da UFSM/RS, Spalla e líderes de naipes da Orquestra de Câmara FUNDARTE. 

Como se inscrever para a Seleção

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro de 2012,  pela Internet ou pelos Correios, mediante ficha de inscrição, anexada de  Curriculum Vitae e repertório das obras estudadas.

Na modalidade pelos Correios, a ficha de inscrição anexada a documentação deverá ser enviada para a Associação Amigos da Fundarte, Rua Capitão Porfírio, 2141, Montenegro, RS, CEP 95780-000.

  

 
Informações:

Assessoria de Imprensa – Dinorah Araújo

Jornalista MTb 5704

Fone: (51) 3311.6677/9964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.