De onde vieram as cordas do violino?

Confira no vídeo abaixo o processo de fabricação das cordas do violino.

Cordas de Tripa

Por séculos, todas as cordas musicais eram feitas de pura tripa de carneiro – ao invés de tripa de gato, como se acredita popularmente. No século XVI as cordas mais graves (que eram mais finas) eram enroladas com fios de prata para aumentar a massa. Hoje cordas de tripa têm um núcleo de tripa e não são feitas totalmente de tripa.
De acordo com a String Maker Damian Dlugolecki, “Desde que o fio de prata ou cobre é muito mais pesado que a tripa, aplicando uma, duas ou três voltas deste fio revestindo a tripa, você cria uma corda com a mesma tensão e o mesmo timbre de cordas de pura tripa de diâmetro consideravelmente maior”.
Cordas de tripa são conhecidas por serem quentes e ricas em sons com overtones complexos. Cordas de tripa tendem a demorar mais a responder quando tangidas se comparadas às cordas sintéticas, e uma vez tangidas geralmente são estáveis, mas podem reagir a mudanças das condições climáticas e geralmente solicita mais afinação que cordas de núcleo sintético.
Diferentes tensões de corda para cordas de tripa podem mudar a qualidade e a força do tom drasticamente. Geralmente uma tensão corda natural de tensão menor terá menor aplicação de força e som menos brilhante, ao contrário de uma corda mais fina que será mais potente, estridente e com uma tensão maior de corda.
 
Veja também:

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

4 comentários em “De onde vieram as cordas do violino?

  • 5 de outubro de 2009 em 1:26
    Permalink

    Nossaaaa.. incrível a matéria.. olha.. nunca pensei em como havía surgido as cordas, mesmo olhando pras cordas do meu violino por muitos e muitos anos (me senti bem velha agora!).. Adimiro sua criatividade, empenho, inteligência.. vc é loucoo Israel 😀 e a maior loucura é fazer despertar curiosodade! Transformar o despercebido em interessante.. e confesso que fiquei com peso na conciência, tipo: “como eu pude nunca pensar niss?” 😛 Loucura! Teu Blog tá demais!!! Parabéns amigo, muito sucesso!

    Resposta
  • 28 de agosto de 2010 em 16:48
    Permalink

    será q existe um site como esse, mas de cello???…rs

    Resposta
    • 28 de agosto de 2010 em 18:41
      Permalink

      Olá Samantha!

      Olha, em português eu ainda não conheço…que tal você criar um hein? Comigo foi assim…

      Resposta
  • 16 de dezembro de 2012 em 10:14
    Permalink

    olá pessoal, toco violino a alguns anos e já ouvi falar da corda de tripa de carneiro, mas o som dela será que é bom?
    e como faço para comprar, pois já fui em algumas lojas de instrumentos musicais e não encontro.

    Resposta

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: