Duo Marina e Daniel Guedes em Campos do Jordão

Acontece no sábado, 21 de maio, as 17h, na Sede da AMECampos, uma apresentação de primeira qualidade com a pianista Marina Spoladore, vencedora dos mais importantes concursos de piano nacionais e latino-americanos e o violinista Daniel Guedes, vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000). 

No programa que será apresentado pelo duo estão composições de:
L. v. Beethoven – Sonata op. 24 n. 5, “Primavera” em Fá M
– Allegro
– Adagio molto espressivo
– Scherzo – Allegro molto
– Rondo – Allegro ma non troppo 

Franz Schubert – Sonata para Arpeggione e Piano (versão para viola e piano)
– Allegro moderato
– Adagio
– Allegretto 

Radamés Gnatalli
– Flôr da noite
– Uma rosa para Pixinguinha 

Johannes Brahms
– Sonata op. 108 n. 3 em ré menor
– Allegro
– Adagio
– Un poco presto e con sentimento
– Presto agitato 

Sobre os artistas
Marina Spoladore é vencedora dos mais importantes concursos de piano nacionais e latino-americanos, e vem ganhando cada vez mais destaque no cenário musical brasileiro. 

Como pianista solista, já esteve à frente de importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), OSB Jovem, entre outras. 

No campo da música contemporânea, frequentemente recebe convites de renomados e jovens compositores para executar suas obras. Realizou estreias de diversas obras, e desde 2003 atua nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro e de Cuiabá/MT. Já como camerista, vem construindo sólidas parcerias com renomados músicos, como Batista Jr. (clarineta), Kayami Satomi (violoncelo), Ana Letícia Barros (percussão), entre outros. 

No âmbito da música popular instrumental, Marina participa do grupo PianOrquestra, cujo trabalho vem sendo reconhecido no mundo inteiro e, atualmente, é professora substituta da classe de piano da Escola de Música da UFRJ, e exerce paralelamente o cargo de pianista acompanhadora da mesma instituição. 

Daniel Guedes nasceu em 1977 e iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai, ingressando no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music durante um ano. 

Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. 

Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch. 

Desde os 10 anos Daniel Guedes vem atuando como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Vem também atuando como violista e regente de diversas orquestras de câmara, e recentemente passou a integrar o novo Quarteto da Guanabara. Gravou os CDs Impressões Brasileiras e Suítes das Origens, este último com obras de Nelson Macêdo a ele dedicadas, além dos DVds Contraponto 1 e 2, com obras de Alceo Bocchino e Aluísio Didier. 

Além disso, é professor da Escola de Música da UFRJ, e participou de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, e o FEMUSC, em Santa Catarina. O crítico de música Carlos Augusto Dantas, do jornal Tribuna da Imprensa o considerou como “o Nelson Freire do violino”. O Jornal do Brasil o considerou como “um dos principais violinistas de sua geração”. 

Sobre o Programa Jovens Talentos
O objetivo do programa é estender por todos os meses do ano o espírito de aprendizado e exploração musical que abraça Campos do Jordão em julho com o Festival Internacional de Inverno e dar ao músico a oportunidade de tocar em público de forma profissional, estruturada e para um público de qualidade. 

Todos os músicos são escolhidos por serem talentos especialmente promissores em seus instrumentos, sendo a idade máxima para participar é 27 anos. 

Serviço:
Programa Jovens Talentos – AMECampos
Local: Sede da AMECampos
Endereço: R. Dr. Reid, 68
Vila Abernéssia – Campos do Jordão – SP
Data: 21 de maio de 2011
Horário: 17h
Entrada franca
Informações: (12) 3662-2611

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!