Escolhendo um Violino

Escolhendo um Violino

4 de agosto de 2009 Dicas 48

Madeiras 

Madeira classe E: Altamente imprópria para confecção de instrumentos de cordas. Geralmente, Compensado, madeira de construção.

Madeira classe D: Outros tipos que não são Abeto e Atilo. Não são apropriadas para confecção de instrumentos de cordas e arco, por apresentarem baixo desempenho, e por não amadurecerem com o tempo. Geralmente são Pinhos Nacionais, Jacarandá e Cedro Branco. Porém, alguns instrumentos feitos com essa madeira, podem surpreender.

Madeira classe C: Abeto, Átilo. Lisa, sem ou com rajado esporádico, quase imperceptível.

Madeira classe B: Abeto, Átilo. Rajada, porém com baixa acentuação.

Madeira Classe A:
Abeto, Átilo. Rajada viva, altamente perceptível.

Madeira Classe AA:
Abeto, Átilo. Envelhecida, selecionada, rajado vivo, chegando a criar um efeito visual quase psicodélico.

Vernizes

Verniz classe D: Sintético, à base de petróleo e P.U., usado na pintura de automóveis. São utilizados para dar uma “beleza falsa” no instrumento. São brilhantes, deixam o violino com uma falsa beleza, mas seu P.U. cria uma casca tão grossa, que blinda o corpo do instrumento, e impede que as vibrações passem através da madeira, e o resultado é o abafamento do som.

Verniz classe C: Semi-sintético. Ainda é artificial, mas mais suave que a classe D. Não cria uma couraça tão forte, pois não possui o P.U. e sua aplicação é feita sem exagero, em camada mais fina. Não deixa o instrumento com desempenho máximo, mas também não chega a abafar o som de maneira significativa.

Verniz classe B:
Verniz a base de álcool. Possui extratos naturais em sua fórmula, que proporcionam um brilho naturalmente bonito. Não abafa em nada o som do instrumento, pois é mole, e deixa o som “transpirar” naturalmente pela madeira. São de fina aplicação, e opção de algumas fábricas de instrumentos, e alguns luthiers, por possuir secagem rápida.

Verniz classe A:
Impecável. É o melhor verniz para a finalidade. À base de óleo, segue mais ou menos a mesma fórmula do verniz classe B, porém, o álcool é em bem menos quantidade, o suficiente apenas para a diluição da anilina, pigmentação do verniz. É usado uma quantidade maior de Terebentina, o que ajuda a dar um brilho e uma testura naturalmente sublime. Basicamente é o verniz usado pelos luthiers cremoneses da era de ouro, e usado pelos melhores luthiers atualmente.


Acabamento

Interno Classe C: Geralmente as contra-ilhargas (filetes internos que auxiliam na colagem das faixas com os tampos) não são lapidadas corretamente, deixando lascas à mostra, a madeira, no geral, fica suja, com escritas a lápis ou a caneta, ficam expostas manchas de cola, e talco (utilizado geralmente para a absorção de pontos de umidade). Enfim, é deixado internamente rastros da produção.

Interno Classe B: O acabamento já possui um pouco mais de atenção. As contra-ilhargas recebem mais atenção, e manchas de cola, caneta ou talco são raras, mas podem existir.

Interno Classe A: É o toque do luthier. É uma atenção devida e obrigatória num bom instrumento. Afinal, o instrumento de cordas ideal tem que ser belo e perfeito, tanto por dentro como por fora. Na prática, antes de fechar o instrumento, é recebido uma atenção especial, como remoção total de marcas de produção. A madeira vista através dos furos “f”, ou do furo do botão, mostra-se impecável. Limpa e cristalina como por fora, só que sem o verniz.

Externo Classe C: Geralmente deixa rastros de produção, como anotações ou marcas de caneta ou lápis. A lapidação das bordas e da voluta não é acentuada, e podem possuir falhas e imperfeições.

Externo Classe B:
Não há rastros de produção, mas podem ter uma falhinha aqui ou ali, indicando que o serviço não foi feito com atenção individual.

Externo Classe A: Totalmente belo. Esse acabamento busca tirar a imperfeição até de detalhes mínimos e quase imperceptíveis. Alguns violinos de fábrica, de modelos mais caros puxados para série profissional, vêm com esse acabamento. E os violinos de luthier, têm por obrigação virem com esse acabamento.


Instrumentos

Classe D: Raríssimas exceções, mas não difícil de encontrar, misturam tudo o que há de inferior na matéria-prima e maneira de construção E pra finalizar, o Compensado é a madeira para sua construção.

Classe C: É uma média da construção e material de categoria mais simples, com exceções em algumas delas.

Classe B: É uma média da construção e material de categoria intermediária, também com exceções em algumas delas, para pior ou para melhor.

Classe A: São instrumentos exemplares, com média alta da construção e materiais utilizados. As exceções negativas são raras.

Classe AA: Impecáveis e perfeitos. Reúnem dedicação na construção, na seleção dos materiais utilizados, e são feitos para fazerem história.

 

48 comentários

  1. […] Se você não leu o segundo post: clique aqui […]

  2. Sergio Braga disse:

    Boa noite, meu nome é Sergio tenho 40 anos e faço curso de violino a um ano na igreja onde congrego, não posso dizer que é fácil aprender a tocar violino contudo já toco nos cultos oficias de minha igreja e toco bem, E a seis meses comecei a fazer violino clássico, tenho muita fé em Deus e em mim, e acredito que na vida não existem limites para nossos sonhos…..
    Basta acreditar ter perseverança e saber que tudo é possível quando queremos………….
    tentei deixar esse comentário no seu blog mais não consegui, é foi mais dificil que aprender a tocar o instrumento, obrigado e tenha uma boa noite,só uma dica professor o Senhor tem técnica é é um profissional, mais seu texto sobre quem pode aprender ou não a tocar violino pode desiludir uma pessoa mais sensivel e isso não é bom, um abraço……..

    • Israel Dutra disse:

      Olá Sergio Braga,seu comentário é muito importante.
      O texto que fala a respeito do aprendizado tardio do instrumento não visa determinar quem pode ou não aprender o instrumento. Compreendo que é um tema que exige bastante sensibilidade, mas que não deve perder o tom de franqueza. O texto em questão não é de minha autoria,mas julgo que expressa bem claramente a opinião pessoal do autor a qual não discordo.
      Obrigado por sua participação, você é um grande exemplo de que isso é possível!
      Volte Sempre 😉

      • Sergio Braga disse:

        Muito obrigado por ter respondido vc me parece muito simpático, um abraço e fique com Deus, mas tenho fé e certeza que ainda vou tocar bem legal, com muita determinação é claro e disciplina, até breve!

      • Regina disse:

        Olá Israel, quando comecei ler sobre a qualidade do violino não consegui deixar de ler, entrei só por curiosidade,mas o assunto foi tão claro e bom de se ler que não pude parar. Eu comecei, assim como o Sérgio Braga , a tocar violino aos 40 anos. Comecei do zero, nunca havia tocado outro instrumento, nem conhecia nada de música, nunca havia lido uma partitura, e digo com certeza que qualquer época é possível aprender, independente da idade. Hoje toco,coisas simples, nada muito sofisticado ainda, mas um dia chego lá.

      • Emilly disse:

        Em relaçao ao comentario que li, muitas das vezes as pessoas vao e fazem as coisas na empolgaçao sem nem saber mesmo se é aquilo que quer, conheço pessoas que começou e nao terminou o curso por desanimo ou por ter certeza que nao é aquilo que quer e abandonam seu instrumento o violino por anos enquanto muitos sonham em ter um e nao podem. todas as profissoes tem um determinado perfil, ou determinaçao dependendo da pessoa, e melhor pensa e ver o que ira enfrentar antes pra ter mesmo certeza e é mesmo isso que a pessoa quer, ser violinista ou tocar violino.

    • Célio ribeiro disse:

      vc pelo que postou ai deve servir a Deus na CCB ,então apdD!!! sou musico tbm toco flauta meus filhos um toca violino e o outro clarinete ,nunca é tarde ,e um exemplo disso é meu encarregado de orquestra que veio se oficializar agora com 50 e poucos anos !!! tudo é possível para aquele que crê !!! Deus abençoe !!!

  3. Boa Noite,
    Primeiro gostaria de dizer que adorei seu site, tirei várias dúvidas e seus posts são bem sinceros.
    Tenho 17 anos e vou começar a ter aulas de violino em uma escola de música(mais como um hobby mesmo), e estou bastante empenhada, sei que com essa idade já fica um pouco complicado, mas eu admiro tanto o instrumento que estou motivada a aprender (mesmo que demore bastante). Gostaria de saber o que você acha do modelo
    Violino 4/4 VNM47 MICHAEL
    Tampo: Solid Spruce
    Faixas e Fundo: Maple
    Madeira: Maple Flame
    Espelho: Ébano
    Cravelhas: Ébano
    Queixira: Ébano
    Estandarte: Ébano
    Afinadores: 04 fixos
    Arco: 02 Arcos em crina animal
    Acabamento em Dark Antique Finishing
    Está custando R$549,00
    É um modelo que eu posso pagar, mas vale a pena investir nesse violino, ou tem outros modelos similares que são melhores?
    =)

    • Ola eu sou adenilson esse violino e bom sim, com certeza, porque nos nao vamos desprezar voce por te coçmprado esse violino, eu tenho um de uma marca quase nao falado ( parrot) ele bom sim, mas eu estou prentedendo trocar um pela marca stradivarius, ai fica a seu criterio e sua condiçao. Mas faz o seguinte aprennde cpom esse dai primeiro e depois voce procura alguem que ja toca violino um de marca boa.qualquer duvida entre em contato comigo pelo o email : (adenilsson.Santos@hotmail.com) Obigado ate proxima!

  4. Marcelo disse:

    boa tarde! meu nome é Marcelo,eu aprendi a tocar esse magnífico instrumento,ja toco uns 08 anos,não sou um profisional,mas quero ser brilhante,pois é um instrumento de um som divino,quero saber se há uma possibilidade de tocar e quais partituras das melhores,para um aprimioramento,em tudo,som,arcada,e o melhor o virtuosissimo do violinista,adorei seu blog,é otimo,e agradeço se puder me dar essa força,obrigado.

  5. Marcelo disse:


    Marcelo:

    boa tarde! meu nome é Marcelo,eu aprendi a tocar esse magnífico instrumento,ja toco uns 08 anos,não sou um profisional,mas quero ser brilhante, meu violino é um eagle vk644, pois é um instrumento de um som divino,quero saber se há uma possibilidade de tocar e quais partituras das melhores,para um aprimioramento,em tudo,som,arcada,e o melhor o virtuosissimo do violinista,adorei seu blog,é otimo,e agradeço se puder me dar essa força,obrigado.

  6. stefanie disse:

    o meu é um chingling,da concert,bem vagabundo…só compro um feito por luthier,se realmente for isso que gostarei de seguir…mas acho que já pretendo comprar um….e mais tarde uma cópia,mas não sei ao certo qual…
    Israel,qual é o melhor?stradivarius,guarneri del gesu ou amati?

  7. Babzi Lízia disse:

    Olá Israel,
    gostaria de saber do que se trata o “acabamento envelhecido acetinado” no violino eagle ve 244. Será que a madeira é envelhecida ou uma denominação comercial pra um tipo de verniz? Este tipo de acabamento é benéfico ou prejudicial ao som ?
    Saberia responder?
    Obrigada!
    =)

    • Israel Dutra disse:

      Olá Babzi Lízia!

      Bem…
      Eu diria que é apenas um mero enfeite que deixa o violino com boa aparência e que sendo bem otimista não faz nenhuma diferença (nem pra mais ou pra menos)…
      Também não digo que é um tipo de verniz, mas uma técnica que se usa para dar uma aparência (que inclui o verniz).

      Pois bem… Para mais informações eu sugiro consultar um luthier que entende muito mais do que eu dessas questões mais específicas.

      Espero ter ajudado! Foi um prazer! Volte sempre 😉

  8. Babzi Lízia disse:

    Obrigada Israel! Realmente ajudou.
    =)

    Poderia indicar-me o primeiro violino a comprar estando eu disposta a dispender $450,0 ?

  9. Babzi Lima disse:

    Obrigada pela dica, não encontrei para comprar, vou de VE441 mesmo rsrs

    Parabéns pelo blog, estou curtindo muito!
    😉

  10. Vithor disse:

    Vou começar a aprender violino e não sei absolutamente nada, vou fazer algumas aulas, e ver se eu gosto, e depois comprar um violino, gostaria de saber um, que não seja ruim, e que também não seja muito caro, só para aprender a tocar. Obrigado

  11. alex disse:

    gostaria de uma opinião sobre os violinos rolim orquestra e rolim master profissional, quanto a qualidade e som.

  12. sebastian lima luthier disse:

    boa tarde, fiz varios violinos,mas nao fiz o violino do meu sonho, gosto das coisas certas, mas sempre da errado ,praque elas saiam com perfeiçao.

  13. juleite disse:

    então , quero aprender a tocar violino , eu não sei nada nada mesmo , qual o melhor método pra se começar do zero

  14. cirano disse:

    Boa Noite!!!
    Tenho sonho de comprar um violino com fabricacao antiga, o que voce acha do copia stradivarius com fabricacao Austriaca, 83 anos e com estado muito bom conservacao, com encordamento Alemao… cordas em prata e ouro e arcos com crina de animal, valor 2.850,00R$ e queria uma opinião de quem sabe muito como o senhor! abco Amigo.

  15. Gabriel Judai zanardo disse:

    BOM DIA !

    QUERIA SABER COMO TIRA UMA MANCHA DE DEDO DO MEU VIOLINO, ACHO QUE ESTAVA COM A MÃO ENGORDURADA E PEGUEI NO MEU VIOLINO E FICO UMA MARCA DE DEDO E NÃO SEI COMO TIRA ELA ?

  16. Gabriel Judai zanardo disse:

    VIOLINO GIANNINI GIV AF 4/4 A

    esse violino é um bom violino ?

  17. Diogenes disse:

    Muito bom o post, tirei as dúvidas necessárias pra investir em um violino, ainda bem que tinha o tópico relacionado ao verniz, isso vai me ajudar bastante a me impedir de comprar algo de má qualidade.

  18. Mateus E.D. disse:

    Olá!!! Gostarria de perguntar a respeito de um violino da Eagle, modelo VE 441. Tenho um amigo que tem o mesmo modelo e gostaria de saber se compra-lo vai ser um erro.
    Agradeço a atenção!!!

    Ass.: Mateus Esteves Duarte, o cara que quer aprender a tocar violino!!!

  19. rafael disse:

    olá,meu nome é rafael e tenho um violino roma e percebi que o verniz tava atrapalhando o som do meu violino e decide removelo,caro amigo sera que perde alguma qualidade do som do instrumento sem o verniz

  20. Paula Caroline disse:

    Gostei muito deste site,conferi tudo sobre o violino que pretendo adiquirir, mais confesso que estou um pouco perdida ainda…..socorro…

  21. Caique oliveira disse:

    Ola , gostei muito seu blog , so tenho 15 anos to aprendendo a tocar violino por graça e mizericordia de deus na igreja a qual congrego nela so toco na reunião de jovens e eu queria saber se meu violino michael vnk46 e bom?

  22. josué disse:

    Eu sou violinista, tem aproximadamente 15 anos, posso dizer de aprendizado, e sei o quanto é dificil a certar a compra de um “bom violino” a longa distância, já nem se fala, porém os fabricados por lutier serão as melhores escolhas.

  23. Rafael disse:

    Olá gostaria que alguém especializado avaliasse o meu violino é um Roma tem mais ou menos 23 anos , verniz impecável, arco original feito com crina de cavalo, estojo também original, com detalhes ”retro”
    Se alguém puder me ajudar, fico grato !!!

  24. Simone disse:

    Olá. Estou tentando comprar um violino, sempre gostei mas nunca tive tempo para aprender. Hoje em encontro numa situação que preciso de um instrumento para me tirar da depressão. Como comprar para o inicio das aulas?? Depois de comprá-lo é que vou entrar para a escola. Poderiam me ajudar?? Obrigada

  25. leila disse:

    Olá gostei muito do seu site e de tudo que li até agora. Eu acho muito lindo tocar violino e o som que sai dele também rsrsrs, quero aprender a tocar quem sabe um dia e estou vendo valores encontrei um em um site Violino Giannini 4/4 Af por R$339,87 confesso que achei barato pelos preços que vi por ai. Gostaria que você me explicasse o que significa esse 4/4 Af e se o preço está bom, quanto tempo mais ou menos de aulas devo ter pra saber tocar bem o violino. Ficarei muito grata se me responder ou por aqui ou por email desde já agradeço parabéns peloo belo trabalho no site.

  26. Antonieta disse:

    Olá ,
    meu violino é um Nhureson madeira exposta . Gostaria de saber se é considerado um bom violino

  27. uandres disse:

    Ola boa noite pessoal, nunca toquei instrumento nenhum e nunca tive interesse, mas já tem duas semanas que estou sentido que tenho que aprender a tocar, e ser um musico da minha ccb e o instrumento é violino.
    Quero comprar um e não sei nada de violino, e é por isso que estou aqui pedindo ajuda aos irmãos para mim ajudar na especificação de um bom violino para não ser enganado pelo vendedor. já quero comprar um otimo violino. Se alguém poder mim ajudar fico muito feliz, e que Deus abençoe.

  28. barbara disse:

    Sou o Pedro ,gostaria de saber se o violino michael vnm49 é bom ,já toco um eagle vk441 agora estou querendo comprar esse michael o que vc acha?

  29. Joanne disse:

    Olá! Eu sou Joanne! Eu tenho um sonho de tocar violino, eu não tenho um ainda, estou querendo comprar, mais apesar de morar em uma cidade pequena, não tem como fazer curso, ou outra coisa. Eu queria comprar um para iniciar, talvez aprender sozinha oque você me recomenda? Eu fico triste de não ter uma oportunidade tão aberta. Mais oque você me recomendaria? Uma marca?

    • Olá Joanne, você pode comprar um instrumento básico . Eu recomendaria marcas que já estão a bastante tempo estabelecidas no mercado como Michael e Eagle que tem diferentes opções que podem se adaptar ao seu orçamento. Se na sua cidade não existem cursos ou professores, seria interessante fazer uma pesquisa numa cidade mais próxima se houve como se deslocar. A segunda opção é buscar aulas por videoconferência. O que não recomendo é tentar aprender sem nenhuma instrução de um profissional.

  30. ADRIANA disse:

    Boa tarde
    quero comprar um violino para meu filho, mas estou na duvida, me falaram que para começar e com preço em conta seria parrot ou dominante. Qual e o melhor? o que recomenda?

  31. eu quero comprar um violino quero uma marca boa ainda não sei tocar
    mas toco a muitos anos violão e teclado toco na Igreja, essa semana toquei 3 missas
    mas quero aprender violino as vezes o marido fala vê sua idade vou fazer 64 anos.
    mas eu vou aprender se Deus vai me ajudar abraço.

  32. Thais disse:

    Boa noite,
    Quero comprar um violino, ainda não sei tocar, estou vendo 3 que gosti. Gostaria de saber qual deles é mais indicado: Michael VNM40, Hofma hve241, Giannini GIV AF 4-4 ?

  33. Oi Thais, eu diria que o Hofma 241 seria a minha opção de compra. Todos os modelos estão próximos em termos de qualidade, mas a linha Hofma ganha minha predileção. Acredito que tem melhor acabamento e vem com um kit legal de Estojo e acessórios.

  34. Ivan Cavalier Vitral disse:

    Caro, por gentileza os violinos do lutiers Nicolas Bertholini são bons?. caso possa, comente algo. Obrigado

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Oi! Como posso ajudar?
Powered by