Filarmonia | Mestres da Era Clássica

Filarmonia |  07 de novembro no Teatro Ademir Rosa (CIC) – Entrada Franca

No próximo dia 7 de novembro, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta o espetáculo “Mestres da Era Clássica”, com a participação do solista Alberto Kanji (violoncelo). O concerto, o primeiro sinfônico da história da Filarmonia, será no Teatro Ademir Rosa, CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis. A entrada é gratuita.

Sob o comando do maestro Gustavo Fontes, 27 instrumentistas executarão o concerto para violoncelo em Ré Maior de Joseph Haydn, um dos mais importantes de todo o período clássico, e a sinfonia n°29 em Lá Maior de Wolfgang Amadeus Mozart. “Entre as sinfonias de Mozart do período intermediário, há duas que alcançaram especial relevo: a de n°25 e a de n°29. A sinfonia de n°29 celebrizou-se, sobretudo, pelo inconfundível lirismo natural de seus compassos iniciais”, observa Fontes.

A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Ademir Rosa, do Teatro Álvaro de Carvalho ou na Sonorità Espaço Musical a partir do dia 6 de novembro, das 14 às 19h. O concerto é patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Funcultural.

Alberto Kanji (violoncelo)

Alberto Kanji é natural de São Paulo e iniciou-se ao violoncelo aos 12 anos com Gretchen Miller. Aos 15, foi premiado no concurso Jovens Solistas Brasileiros. Participou de vários festivais de música, nos quais teve master classes com António Meneses, Watson Clis, Alceu Reis, entre outros. Formou-se bacharel na Unicamp com António Del’Claro. Foi monitor da Orquestra Experimental de Repertório por três anos, onde também atuou como solista.

Em 2002, integrou a nova OSESP. No mesmo ano, mudou-se para a Holanda, com a ajuda da Fundação Vitae. Cinco anos depois conquistou o diploma de solista no Conservatório de Amsterdam, sob orientação de Gregor Horsch (1º violoncelista da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam) e Viola de Hoog, que lhe deu oportunidade de ter aulas de violoncelo barroco com Jaap ter Linden e Wouter Möller, assim como master classes e cursos orquestrais com Anner Byslma, Gustav Leonhardt, Frans Brüggen, Lucy van Dael e Reinbert de Leeuw.

Ardente pesquisador da interpretação histórica, Kanji, durante seus estudos, ganhou um concurso interno do Conservatório de Amsterdam para tocar num violoncelo “Vuillame”, instrumento com o qual permaneceu até 2007. De 2009 a 2011 participou como professor de violoncelo barroco da Oficina de Música de Curitiba. Desde 2008, é violoncelista convidado da orquestra francesa Le Cercle de l’Harmonie. Em 2009 gravou o CD “Brillante” com Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte, com quem se apresentou também numa série de concertos. Seu interesse pela música contemporânea rendeu-lhe algumas dedicações de peças de compositores como Willy Corrêa de Oliveira e Marcus Siqueira, além de uma recente gravação com o grupo “Camerata Aberta”, especializado em música contemporânea.

Concerto: “Mestres da Era Clássica”
Local: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Data: Quinta-feira, 07 de novembro de 2013
Horário: 21h
ENTRADA FRANCA

Regente: Gustavo Fontes

Patrocínio:
Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina

Apoio:
Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis

Produção:
Sonorità Produções

Informações:

Telefone: (48) 3204-9512
E-mail: producao@sonorita.com.br

Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 06/11, a tarde, na bilheteria do Teatro Ademir Rosa (CIC), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) ou na Sonorità Espaço Musical no endereço abaixo:

Sonorità Espaço Musical
Rua Acadêmico Reinaldo Consoni, 504
Santa Mônica, Florianópolis/SC
Fone: (48) 3204-9512
www.sonorita.com.br

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.