Finalmente!Desenterraram o Paganini Brasileiro!

Veja também meu antigo post dedicado ao mestre CLIQUE AQUI!

O violinista barbacenense Flausino Vale teve sua história retratada em livro. O título “Uma extraordinária Revelação de Arte” faz referência a uma declaração do compositor Heitor Villa Lobos que se rendeu ás obras do compositor.

A autora, Camila Frésca, iniciou os trabalhos de pesquisa em 2005 e o compositor foi o tema de seu mestrado, desenvolvido no Departamento de Música da USP e defendido em 2008 sob orientação da professora Flávia Camargo Toni. “Estudei violino durante vários anos e, além disso, sempre me interessei muito pela história da música brasileira. Quando ainda era estudante de História na USP, mas já desenvolvia trabalhos de iniciação científica ligados à música, descobri um disco em que o violinista Jerzy Milewski interpretava 21 dos prelúdios para violino solo de Flausino. Fiquei encantada com o que ouvi e espantada por não ter a menor ideia de quem seria aquele autor. Passei então a ir em busca de maiores informações, e assim surgiu a pesquisa”, relatou Camila.
Camila contou que as pesquisas foram realizadas em arquivos e bibliotecas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e também no acervo do próprio artista, que se encontra em poder de sua família, na capital mineira, onde teve contato com manuscritos de obras, cartas, diários, recortes de jornal, livros publicados por Flausino e livros inéditos deixados prontos. “contei também com a colaboração de muitas pessoas que tiveram algum tipo de contato com o compositor e/ou com sua obra – como seus filhos e o violinista e professor José Maurício Guimarães, que conheceu Flausino quando era criança e que teve como professor de violino José de Mattos, grande amigo de Flausino. Em Barbacena, contei com a ajuda de D. Zilda de Castro, da Academia Barbacenense de Letras”, asseverou.

A mais importante obra de Flausino, que também era poeta, folclorista, professor e advogado, foi o conjunto de 26 Prelúdios característicos e concertantes para violino solo. “Durante a pesquisa muitas coisas chamaram minha atenção, especialmente a riqueza de sua personalidade, que combinava aspectos aparentemente díspares, e seu empenho em divulgar seu conjunto de prelúdios, certo que estava da importância da obra para a música brasileira.

O livro pode ser adquirido através da internet por R$38 mais o frete. Camila destacou ainda que os projetos relacionados ao artista barbacenense vão continuar. “Além do livro estamos preparando o primeiro CD com a integral dos 26 prelúdios, gravado pelo violinista Cláudio Cruz e patrocinado pela Petrobrás. Teremos também a primeira edição das partituras dos prelúdios, pela editora Criadores do Brasil, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)”, afirmou a autora.

O lançamento desse material está previsto para março em São Paulo, e em maio na cidade de Belo Horizonte. Além disso, será veiculada por algumas rádios públicas, uma série de programas, já gravados, sobre a vida e obra de Flausino numa realização da Associação das Rádios Públicas Brasileiras (Arpub) também com patrocínio da Petrobras.

Nota da Redação: Camila Frésca é jornalista e pesquisadora musical. Atualmente, desenvolve doutorado em musicologia na Universidade de São Paulo e trabalha na revista Concerto, especializada em música clássica, além de colaborar com outros veículos e outros projetos de difusão musical. Formada em jornalismo pela PUC-SP e em História pela USP, estudou música desde a infância seja em aulas particulares, escolas ou conservatórios.

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.