Hovalin: O violino impresso em 3D

Hovalin: O violino impresso em 3D

30 de maio de 2016 Tecnologia 0

Hovalin é um projeto Open Source

Hovalin é um projeto Open Source que permite a qualquer pessoa imprimir um violino acústico 4/4 numa impressora 3D. Um feito extraordinário e um grande passo na direção da popularização do instrumento já que o projeto está disponível para qualquer um baixar. Os responsáveis pelo projeto dizem que os custos dos materiais rondam os 70 dólares e que o resultado é totalmente funcional.

Abaixo você confere a primeira versão do violino:

Kaitlyn Hova

A violinista que aparece no vídeo é Kaitlyn Hova. Além de violinista ela estudou um pouco de lutheria, abriu seu próprio negócio ainda jovem, formou-se em Neurociências na Universidade de Nebraska e descobriu que tinha capacidade de ouvir sons como cores , algo incomum, um fenômeno conhecido como sinestesia. Entre outras coisas, junto com seu marido desenvolveram o projeto Hovalin (do sobrenome Hova). Em termos gerais, a definição de uma NERD.

Open Source

O fato de ser open source não significa que você pode sair vendendo por aí. Você pode compartilhar e até modificar o projeto do jeito que achar melhor, mas o curioso desta licença é que se este instrumento for usado com fins comerciais, os responsáveis desta licença, a empresa HOVA LLC, exigem que o artista lhes envie 10% das receitas pelo uso do desenho a cada 6 meses. Justo né?

Hovalin Cravelhas

Instalando as cravelhas

E o som?

Como você viu no vídeo é bem razoável. A tecnologia 3D é nova, certamente o estudo dos materiais, da acústica e o aprimoramento da técnica de impressão vão ficar cada vez melhores. O que você não pode esperar é um timbre de um instrumento de madeira (e sim de plástico). Outra questão é que, o modo de impressão barata pode facilitar o acesso ao instrumento futuramente, ou mesmo reverter a lógica de exploração de mão de obra barata.

O futuro é incerto. Mas o impacto pode ser grande.

Para baixar

Se você se interessou pelo projeto e quer baixar o arquivo para impressão acesse o link AQUI

Para comprar

O legal do projeto é que você tem muitas opções de configuração e de compra. Você pode comprar as partes, escolher diferentes cores e montar. Mas se quiser comprar ele pronto e montado, tudo bem. (sai bem mais caro)

Fonte: Site Oficial

 

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.