Ibama apreende 20,8 mil arcos de violino fabricados com Pau-Brasil ilegal

Brasília (01/11/2018) – Agentes do Ibama apreenderam 20.804 arcos de violino fabricados com madeira de espécies ameaçadas de extinção em operação realizada nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Nove empresas comerciantes e exportadoras do material apresentaram irregularidades e duas delas foram embargadas.

O material seria vendido ilegalmente no país e, principalmente, no exterior.

Também foram apreendidos 83m³ de Jacarandá da Bahia, 18m³ de Ipê e 9m³ de Pau Brasil. Os agentes desmontaram uma serraria irregular e apreenderam 19 máquinas. Foram aplicados 12 autos de infração, que totalizam R$9,7 milhões.

As empresas foram autuadas por não apresentar licenças ambientais, por descumprir embargos aplicados pelo Ibama e por manter em depósito madeira sem origem legal. Os agentes encontraram partes de instrumentos musicais fabricados com Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) e Pau Brasil (Paubrasilia echinata), espécies que constam dos anexos I e II da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e na lista vermelha de espécies ameaças de extinção do Ministério do Meio Ambiente. A primeira espécie foi adicionada ao anexo I da Cites em 1992 e não pode ser extraída. Já o Pau Brasil foi incluído no anexo II em 2007 e só pode ser extraído de planos de manejo.

“O Jacarandá da Bahia é muito valorizado na fabricação de instrumentos como violão e guitarra. Já o Pau Brasil, na fabricação de arcos de violino”, diz a coordenadora da operação Do Re Mi, a analista ambiental Lidiane Ribeiro. No caso do Pau Brasil, os principais consumidores da espécie no exterior são Alemanha, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, e Japão. As espécies ocorrem no bioma Mata Atlântica.

“É fundamental que os artistas sempre se informem sobre a origem da madeira de seus instrumentos”, alerta o coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Roberto Cabral Borges.

Fonte:

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015

 


Infelizmente não foi possível levantar quais eram as empresas bem como as pessoas responsáveis. No entanto, o caso nos leva a refletir mais uma vez sobre a importância da conservação, fiscalização e do manejo sustentável do Pau Brasil .

Deixo aqui duas indicações

O Filme:

A árvore da música | Ano: 2009. Gênero: Documentário. País: Brasil / 2009. 78 min. Direção: Otávio Juliano

 

O Livro:

O livro de fotos “O Som do Pau-brasil/ A Árvore da Música”, mostra a relação entre a extinção do pau-brasil, cuja madeira é imprescindível para a fabricação de arcos de instrumentos de corda há mais de 250 anos e seu efeito na música erudita. O livro tem a participação de alguns dos maiores músicos eruditos da atualidade como Antonio Meneses, Joshua Bell, David Garrett, Hugo Pilger e membros da Filarmônica de Viena. O tema do livro é inédito e as fotos foram feitas durante as filmagens no Brasil, França e Áustria do premiado documentário “A Árvore da Música”, que participou de mais de 20 festivais internacionais de cinema, recebendo prêmios nos EUA, Europa e Brasil.

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.