David Garret e seu pequeno tropeção

David Garret e seu pequeno tropeção

13 de agosto de 2009 Artigos 1

(16-Fev-2008)

Um dos mais conceituados jovens violinistas da actualidade, David Garrett, sofreu um acidente que é o pesadelo de qualquer músico deste nível: no final de um concerto caiu em cima de um Stradivarius de valor incalculável. O instrumento, um Stradivarius de 290 anos, tão raro que é quase impossível estimar o seu valor, vai levar oito meses a ser reparado, segundo noticiou o jornal britânico “The Independent” na sua edição online. Garrett, de 26 anos, terá agora que pagar 60.000 libras britânicas (mais de 80 mil euros) pelo arranjo e provavelmente o precioso violino nunca mais soará da mesma forma.

O acidente aconteceu esta semana em Londres e quase fez com que o jovem ficasse impossibilitado de participar num importante concerto no Barbican Center, mas foi auxiliado pela empresa J&A Beare, que conseguiu outro Stradivarius de 1718 em tempo recorde, enviado de Milão e acompanhado por três seguranças. De origem alemã, David Garrett tinha apenas 14 anos quando foi contratado pela conceituada produtora discográfica Deutsche Grammophon para fazer gravações. Aos quatro anos recebeu o seu primeiro violino e com apenas oito já tocava a solo com as melhores orquestras mundiais.

“Eu estava pronto para sair do concerto quando escorreguei”, disse, sobre o tropeção que o fez voar sobre alguns degraus e estatelar-se em cima do violino, quebrando-o em pedaços. “Nem consegui falar ou mexer-me. Não sabia sequer se eu estava ferido, mas também não me importei. Tinha aquele violino há oito anos e foi como perder um amigo”, disse, sobre o instrumento, um dos 600 Stradivarius que sobreviveram até aos nossos dias.

Em Maio de 2006, um Hammer Stradivarius criado em 1707, vendido pela leiloeira Christie´s em Nova Iorque atingiu 2,4 milhões de euros – um recorde num leilão – e, no ano passado, a Real Academia de Música de Londres pagou 4,68 milhões de euros por um violino Viotti.

 

Um comentário

  1. soraya disse:

    Bravo David Garrett estamos esperando por anos!!!Finalmente ele em São Paulo no Espaços das Américas . Meus ingressos já preparados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Oi! Como posso ajudar?
Powered by