Lucas Farias o Pequeno Grande talento brasileiro

O violinista Lucas Targino Farias, 12 anos, será um dos destaques da apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP na Flórida e em New York

A maioria dos garotos nascidos em 1998 se não está na escola está praticando algum esporte ou jogando vídeo-game. Lucas Targino Farias, 12 anos, um menino de Guarulhos (SP), é diferente.

Ele pode ser considerado “meio geninho”, um garoto “gente grande” da música clássica. Lucas é violinista dos bons. O primeiro contato dele com o violino foi aos 4 anos de idade, para acompanhar o pai no coral de uma igreja evangélica. Aos 6 anos, ele começou a ter aulas com o professor Yoshitame Fukuda e atualmente estuda com Elisa Fukuda, a filha de Yoshitame. São 5 horas diárias praticando e a recompensa não demorou nada para chegar. Entre os vários prêmios que já ganhou está o de primeiro lugar, aos 8 anos de idade, no concurso “A Pauta Mágica”, em São Paulo.

Além disso, Lucas caiu nas graças do maestro João Carlos Martins, um dos maiores nomes da história da música brasileira e virou bolsista da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A estreia dele como solista foi na abertura da temporada 2011 da orquestra. A Sala São Paulo estava lotada e ele fez bonito. Tanto que mereceu destaque em um texto do renomado jornalista Ricardo Kotscho. Segundo Kotscho, a primeira apresentação de Lucas como solista, com 12 anos, apresentando-se no “Concerto Para Violino em Lá Menor”, foi o “grande momento da noite”.

Aplaudido em pé, Lucas declarou à revista Veja: “o carinho das pessoas me motiva a ser o melhor”.

Agora, o menino-prodígio vem buscar esse carinho no exterior. Ele vai ser o solista nas apresentações da Bachiana Filarmônia SESI-SP nos Estados Unidos. Serão dois concertos, com regência do maestro João Carlos Martins, um na Flórida (22 de setembro) e outro em New York (25 de setembro).

Será um enorme desafio para Lucas. Além das apresentações em teatros importantes como o Broward Center (Fort Lauderdale) e o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center em New York, o concerto será histórico, com a participação de percussionistas da escola de samba Vai-Vai.

Música clássica e samba, uma mistura que poucos ousam fazer. A história do maestro João Carlos Martins permite isso. E o menino Lucas Targino Farias, a partir de agora, faz parte dessa história.

 

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

5 comentários em “Lucas Farias o Pequeno Grande talento brasileiro

  • 16 de Maio de 2011 em 17:39
    Permalink

    Oi, como eu faço para ter aulas com a profa de violino Elisa Fukuda?

    Resposta
  • 18 de Maio de 2011 em 9:10
    Permalink

    ou se vc ja esta em um nivel mais alto no violino tente prestar o vestibular para o curso de bacharel em violino na faculdade cantareira ela da aula la

    Resposta
  • 24 de agosto de 2011 em 18:52
    Permalink

    ahhh eu estudei com ele , saudades..

    Resposta

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: