O Violino Vermelho

O Violino Vermelho

THE RED VIOLIN – François Girard

 Meu primer post em Violino Vermelho e meu primer post em português. Eu sou Espanhol e levo só 5 messes no Brasil, antes não falava ne conseguia escrever coisa nehuma, mais agora acho que melhorei bastante e sem aulas… Espero me desculpem se escrevo alguma coisa errada e podem me corrigir. Muito Obrigado.

Agora o post:

Todos os post na internet que falam sobre o filme O Violino Vermelho, falam desde uma visão de cinema. Mais eu tinha vontade de dar a visão dum violinista, dum músico, dum amante da música, dum amante da arte… Fiz muitos anos que eu conheço esse filme. Acho ele muito bom como filme e todo o que falam sobre ele é verdadeiro, mais eu quero dar minha visão, pode ser que seja subjetiva, mais a arte também é, e gostaria que todos os amigos do Violino Vermelho se lem este post e tem outra visão compartilhem com todos.

O primeiro para ter em conta é a música. Uma música incrível criada por John Corigliano e interpretada por Joshua Bell, que inspirou um concerto para Violino poucos anos depois com o nome de “The Red Violin Concerto” e que o mesmo Joshua Bell tocou por todo o mundo.

O Violino Vermelho são cinco histórias diferentes que vão contando a vida do violino, mais são uma metáfora da paixão humana… e qual é a representação mais conhecida da paixão humana? Pois a música.

A primeira das historias fala sobre a vida, o amor, a dor, a felicidade, a morte e a loucura.

Depois disso a viajem começa. A fome, a melancolia, a inôcencia, o apego às coisas materiais, a passagem do tempo, as ilusões, a esperança e a perda do amor que quebra o nosso coração… Isso tem a segunda história.

E chegam outras paixões que estão diariamente nas nossas vidas, a inveja, a luxúria, o ódio, a vingança, o vício em drogas, a saudade, a criação artística… o diablo.

A quarta história tem que ver com a justiça. A defesa das nossas ideias, a nossa identidade, nossa personalidade, nossa alma, nossas diferenças com os outros. A luta interna entre o que é bom ou é ruim. O crescimento interior e a transformação pessoal.

A quinta história é o dinheiro, a obsessão, a ganância, a disputa de poder, o desejo e a generosidade.

Ainda pode se representar mais paixões humanas? Eu acho que O Violino Vermelho é música em imagens, pois todo o que ele conta são sentimentos que a música algum tempo fiz sentir aos nossos corações.

É muito difícil falar sobre um filme sem revelar o final ou as partes. Para quem assistiu o filme vai ser fácil entender este enigmático post, para quem não… eu recomendo que procure o filme e assista, não vai se arrepender.

Bom dia para todos e obrigado por ler meu primer post.

 

“A música nasceu livre e o destino dela é conquistar a liberdade.” Ferrucio Busoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *