Pelotas recebe III Festival Internacional Sesc de Música

Pelotas recebe III Festival Internacional Sesc de Música

12 de janeiro de 2013 Eventos 0

A cidade gaúcha sedia a terceira edição do evento realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que traz ao Estado músicos de 12 países, além de promover uma ampla programação cultural gratuita para a comunidade.

 

Além do título de Capital Nacional do Doce, o município gaúcho de Pelotas é palco de um dos maiores eventos de música da América do Sul. Na sua terceira edição, o Festival Internacional Sesc de Música promete começar o novo ano movimentando a região sul do Estado, com programação que inicia no dia 14 de janeiro e segue até o dia 26. Durante os 13 dias, os espaços culturais mais tradicionais de Pelotas, além de praças e bairros da cidade estarão repletos de acordes vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo. Haverá apresentações em locais como a Bibliotheca Pública, a Catedral, o Theatro Guarany, a praia do Laranjal e o Parque Dom Antônio Záttera.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o III Festival Internacional Sesc de Música apresenta uma ampla e selecionada programação cultural com mais de 40 espetáculos gratuitos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, oficinas de musicalização para crianças e adolescentes, além de 28 oficinas de instrumentos e canto. Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos de países como Espanha, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França estarão em Pelotas.

Entre os nomes confirmados estão Emmanuele Baldini, renomado violinista italiano, atual “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Pierre Dutot, vencedor do primeiro prêmio em trompete do Conservatoire National Superieur de Paris; e Eduardo Fernandez, uruguaio guitarrista que ganhou o primeiro prêmio no “Andrés Segovia” (Mallorca, 1975) e teve em sua estreia em Nova York, em 1977, grande repercussão (o “New York Times” escreveu: “Raramente assistimos a uma estreia mais notável em qualquer instrumento”). O Quinteto Villa-Lobos, clássico grupo de músicos de câmara brasileiro, e o sexteto instrumental Escalandrum, da Argentina, também estão entre os destaques.

A direção artística do III Festival Internacional Sesc de Música é de Evandro Matté. Coordenador Cultural da Unisinos e Regente da Orquestra Unisinos, é também professor de graduação em Gestão Cultural, Coordenador do Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural da Unisinos e músico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) desde 1990. Graduado em música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estudou trompete na Escola de Música da OSPA e é especialista pelo Conservatoire de Bordeaux (França). Realizou curso de aperfeiçoamento na University da Georgia (USA).

 

 

Festival na Comunidade

Para 2013, o Festival segue com a atuação junto à comunidade com a série “O Festival na Comunidade”. O Festival apresentará Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais em locais como a Igreja Nossa Senhora da Luz, no Hospital Espírita, Igreja São José, Instituto Filadélfia, Quadrado/Docas, Paróquia São Cristóvão e Comunidade Martin Lutero, entre outros. Tudo isso para descentralizar a programação e possibilitar mais acesso por parte da população. E, durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos também com entrada franca para toda a comunidade (veja a programação completa abaixo).

Sobre os Cursos

Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde e alunos de todo o Brasil e países da América do Sul se inscreveram e foram selecionados antecipadamente para participar das atividades.

            Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, assim como o apoio cultural da Faculdade Senac, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, da Bibliotheca Pública Pelotense, da Ospa, Caixa Econômica Federal e do Expresso Embaixador. Informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 490 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Oi! Como posso ajudar?