Postura – Linguagem Corporal

Postura – Linguagem Corporal

19 de agosto de 2011 Dicas 2

Recentemente vi um artigo sobre a Postura do musico e da linguagem corporal que ele transmite ao executar uma melodia. Podemos assim considerar que cada parte do nosso corpo tem o seu devido lugar quando tocamos.

A Postura do corpo e da mão é essencial para quem toca, pois só assim irá ter agilidade, força e  leveza ao mesmo tempo. E tudo isso sem se cansar. Repare que o musculo do nosso corpo é algo que trabalha sempre com descanso, ou seja, para cada momento em que ele se contrai, deve também relaxar. É humanamente impossivel fazer algo sem obeceder esse processo.

Posição do Corpo

O Corpo deve estar ereto com as pernas afastadas distribuindo o peso do corpo ou então com a perna direita um pouco a frente e com o peso do corpo apoiado na perna esquerda .

Posição do violino no corpo
O violino deve ser colocado em cima da clavícula esquerda e com a queixeira na mandibula. Jamais entortar a cabeça que deverá ficar na posição ereta.

O cotovelo esquerdo deve estar no mesmo prumo do pé esquerdo.

O violino deve estar na posição horizontal, paralelo ao solo. A espaleira é uma grande aliada para isso.

Colocar a 1ª falange do polegar direito no braço do violino proximo à cravelha e a terceira falange do indicador do outro lado de modo que ira ficar um “buraco” visivel por baixo do braço do violino (jamais descansar o vilolino entre esses dois dedos.

Cuidar para que o pulso não fique “quebrado”, ou seja, deve ter o prolongamento do ante-braço. Fazer leve rotação do pulso como se quisesse tocar o quarto dedo (minimo) na corda sol.

Quanto ao Arco

Colocar a ponta do polegar entre a guarnição e o talão e do outro lado do arco colocar a 1ª falange do dedo médio, depois baixar outros dedos, sendo o indicador na guarnição entre a 1ª e 2ª falange. A 1ª falange do dedo anelar deve ficar exatamente sobre o botão e a ponta do dedo mínimo próximo ao parafuso.

É isso …fazendo assim terá um bom aproveitamento e não irá se cansar demasiadamente.

Lembre-se o musculo deve ter descanso. Jamais toque com os musculos tensos. seja natural, solto e notará a diferença. Espero ter ajudado e até a proxima dica.

 

2 comentários

  1. Muito boa a matéria. As vezes sinto dor no dedo polegar, acho que coloco muita força.

  2. Maria disse:

    Muito legal as dicas, estou começando a aprender a tocar, tenho uma dúvida: meu pulso direito fica “quebrado” bem estranho, mas não consigo pegar de outra forma, fica bem diferente das outras pessoas será q tá correto o modo como pego no arco? obrigada

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.