Produzindo Excelência | Um estudo sobre virtuosos

Producing Excellence | The Making of Virtuosos

Impulsionad@s por uma paixão pela música, pela excelência e pela fama, solistas de violino estão imersos desde a infância em competições de alta pressão, aparições públicas regulares, e prática diária árdua. Um estudo em profundidade com cerca de 100 dessas crianças ilumina o processo que sofrem esses jovens violinistas para se tornar solistas internacionais de elite.

Musicista e mãe de um jovem violinista, a socióloga Izabela Wagner oferece um olhar com profundidade e propriedade sobre o longo caminho para se tornar um solista. A pesquisa permitiu obter conhecimentos profundos do que distingue estes prodígios talentosos e sua formação. Ela observa, por exemplo, a importância de uma cultura familiar mergulhada nos valores do mundo musical. De fato, mais da metade desses alunos vêm de uma família de músicos profissionais e foram criados em um ambiente marcado pela importância da prática instrumental, a vitalidade da música como uma vocação, e, especialmente, a veneração de artistas famosos.

Wagner também destaca o sistema de formação altamente estruturada, rigoroso sistema de treinamento como também fatores sociais, econômicos e culturais que tornam o sucesso possível. Oferecendo um retrato íntimo dos alunos, seus pais, e seus instrutores, Producing Excellence lança nova luz sobre o desenvolvimento do talento musical excepcional.

As idéias de Wagner fazem este livro valioso para acadêmicos interessados ​​no estudo das ocupações, e sua escrita clara e animada é perfeita para os leitores em geral curiosos sobre os prós e contras a respeito do treinamento para ser um solista de violino.

Izabela Wagner

Izabela nasceu em  novembro 1964 Wołów (Polónia) em uma família de músicos. Seus pais são professores de música clássica. Ainda criança estudou começou a aprender piano e seguiu o caminho de seu pais. Em 1983 concluiu a Poznan Music High School sendo diplomada como professora do Método Rítmico de Jacques Dalcroze. No mesmo ano começou mestrado na Universidade de Música de Poznan tendo concluído com menção honrosa. Em 1987 se muda para Paris e seguiu lecionando música e piano para uma elite de músicos do país. Quando seu filho se torna um educador e violinista profissional toda a família se envolve no ramo e aí surge também seu interesse pela carreira de socióloga.

Em 1996 se matricula no programa de doutorado da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e desde então tem se dedicado a pesquisa. Depois de dez anos de pesquisa sobre a socialização dos solistas e do processo de fazer carreira no mundo artístico de elite, escreveu sua tese de PhD La production sociale des violonistes virtuoses (“A produção Social da virtuoso”). Eu defendeu a EHESS, em 2006, recebendo a maior nota (de acordo com o sistema francês).  O chefe da Comissão PhD foi Monique de Saint Martin, um especialista de educação de elite e colaborador próximo de Pierre Bourdieu.

Com base em sua pesquisa ela escreveu o livro PRODUCING EXCELLENCE que você pode comprar na Amazon pelo link abaixo:

E já pode conferir parte do conteúdo através do Google Livros

Fonte: Classical Fm / Rutgerspress

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Um comentário em “Produzindo Excelência | Um estudo sobre virtuosos

  • 27 de outubro de 2015 em 19:35
    Permalink

    Cadê a matéria sintese do estudo? só vi propaganda de livro…
    Ora bolas, violino vermelho!
    Se pudesse ler um ensaio do que trata o livro, certamente o compraria…agora eu sinto raiva de ter perdido 5 minutos sem a menor informação agregadora!

    sinto muito!

    Elvil

    Resposta

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: