Projeto Musical na Maré

Alunos do Ciep Operário Vicente Mariano participam de projeto musical na Maré. Esse projeto tem aulas de violino, violoncelo e flauta. Trata-se de uma parceria da escola com o Instituto Stambour. O objetivo  desse projeto é a melhoria do desempenho escolar através da música. Quem passa nas linhas amarela e vermelha, agora ouvem o som dos instrumentos, diferentes dos sons da violência corriqueira da área da Maré.

Mônica, a organizadora do projeto, relata que a equipe Armando Prazeres trabalha nele há mais de 15 anos e decidiu que, ao invés de fazer um curso profissionalizante com pessoas que podem pagar, preferiu ir para a Maré, pelo acolhimento social. Também afirmou que, pelo  pouco tempo do projeto na escola, percebeu muitos alunos com potencial  para se tornarem músicos profissionais.

Foto de Larissa Gorete

fonte: Veja o artigo

E para quem estiver afim de se aprofundar nessas questões sugiro que leia:

A violência como conceito na pesquisa musical e reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré, Rio de Janeiro

Por Samuel Araújo

Professor de etnomusicologia na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente eleito da Associação Brasileira de Etnomusicologia para o biênio 2007-2008. Alunos de graduação da UFRJ e estudantes de escolas secundárias, os co-autores do trabalho fazem parte do Grupo Musicultura, constituído em 2004, a partir de um projeto de formação de pesquisadores de música entre moradores da Maré, Rio de Janeiro, em colaboração entre o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm)/Rede Memória.

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Um comentário em “Projeto Musical na Maré

  • 1 de maio de 2014 em 22:21
    Permalink

    E sobre o projeto na maré sou professora voluntária da CPOR no quartel do lado da escola Bahia e temos 220 criança aqui no quartel o projeto e forca no esporte mas temos poucos professores voluntários então o projeto se torna sem muitas atividades e teríamos um prazer enorme de de ter aula de violino para crianças aqui dentro gostaria muito que podasse acontecer eles perguntam muito sobre esse projeto mas horário de vcs nao da com o do quartel e seria um prazer enorme ter vcs com o projeto de vcs aqui dentro se houver alguma possibidade me envia. Um email

    Resposta

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: