Recital de Viola e Piano na UFRGS

Recital de Viola e Piano na UFRGS

2 de outubro de 2015 Eventos 0

Recital acontece dia 06 de outubro

terça-feira, às 20h
Auditorium Tasso Corrêa – Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro – Porto Alegre/RS
No programa, obras de Villa-Lobos, Jan Benda, Hubertus Hofmann, Rebecca Clarke, Ralph Vaughan-Williams, Ricardo Tacuchian e Max Bruch

ENTRADA FRANCA

Sobre as musicistas:

Susan Dubois

Aclamada pela revista The Strad como “impressionante protagonista, revelando uma personalidade magnética e extrovertida, com sonoridade brilhante e arrebatadora, além de excelente afinação”, a violista Susan Dubois é considerada uma das mais importantes artistas-professoras da nova geração.

Conquistou plateias em todo o mundo com suas atuações, da Carnegie Hall de New York ao Teatro Colón de Buenos Aires.

Estreou em New York, na Carnegie Hall, como única premiada em viola no 23º Concurso da Artist International. Também foi premiada e selecionada como recitalista no Concurso Internacional de Viola Lionel Tertis, na Inglaterra. Atualmente, faz parte da comissão julgadora de diversos concursos, como a Corpus Christi International Competition para piano e cordas, e a Primrose International Viola Competition.

Daphne Gerling

No Brasil, estudou com Fredi Gerling, Marcello Guerchefeld, e integrou a Associação Suzuki de Porto Alegre. Após estudos na Walnut Hill School e New England Conservatory, concluiu o Bacharelado no Conservatório de Oberlin e o Mestrado no Cleveland Institute of Music, tendo estudado com Jeffrey Irvine e Lynne Ramsey.

Desde setembro de 2011, integra o corpo docente da University of North Texas, a maior escola de música universitária dos Estados Unidos, onde leciona viola e música de câmara.

Hella Frank

Tem em seu currículo uma extensa experiência em música de câmara, nas mais diversas formações – do duo à orquestra de cordas – que lhe rendeu, entre outros, o Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, como violista do Quinteto Scarlatti.

Recebeu sua formação no violino do Prof. Marcello Guerchfeld, na UFRGS, onde se graduou em música, e do Prof. Eric Rosenblith, em Boston/EUA, onde obteve o grau de Mestre em Música pelo New England Conservatory.

Leciona regularmente em festivais, seminários e cursos no Brasil e no Exterior. É convidada regularmente para atuar como tutora violista nos cursos para quartetos de cordas “Streichquartettspielen”, em Ernen, na Suíça. Coordenou, em 2012, o I Encontro de Violistas da UFRGS, em Porto Alegre/RS, reunindo mais de 60 participantes. Também atuou como professora em encontros de violistas em Brasília/DF, Santa Maria/RS e Natal/RN.

De 2006 a 2013, participou anualmente, como violista convidada, do Festival de Música de Câmara “International Musical Arts Institute” em Fryeburg, ME, nos Estados Unidos, sob direção artística do eminente violinista e pedagogo Eric Rosenblith.

Cristina Capparelli

Mineira de Uberlândia, a pianista Cristina Capparelli é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1985. Tendo sido a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música iniciado em 1987, é professora titular de piano desde 1996. Ao lado de sua intensa atividade docente, apresenta-se regularmente com orquestras, grupos de câmara e em recitais de piano solo na cidade.

Na sua formação recebeu o título de mestre em música com honras no New England Conservatory, o doutorado em artes musicais na Boston University com bolsa da Comissão Fulbright e no final dos anos 1990 concluiu um estágio de pós doutorado na University of Iowa. Durante uma das suas estadias naquele país, foi escolhida para uma turnê pelo sul do país como solista da orquestra de Câmara New England Sinfonia.

Como pianista do Trio Panamericano apresentou-se em vários recitais em uma turnê sob os auspícios da Comissão Fulbright por todo o Brasil e como professora visitante tem sido presença marcante em escolas de música do país.

 Convidada freqüente para masterclasses em universidades no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, em maio de 2009 apresentou uma conferência no Royal College of Music em Londres sobre a projeção da expressividade na execução ao piano. É pesquisadora do CNPq e procura ativamente conciliar as atividade acadêmicas, pedagógicas e artísticas.

Em 2009, celebrou 40 anos de atuação artística com o violinista Fredi Gerling.

Fonte: Programa Extensão DEMUS/UFRGS

extmusica@ufrgs.br

https://www.facebook.com/extmusica

https://twitter.com/extmusica

http://www.ufrgs.br/artes/extensao/musica

 

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.