Retrospectiva 2016 Violino Vermelho

Retrospectiva?! Esse ano passou voando

Retrospectiva, é. Apesar das arcadas e tropeços chegamos enfim juntos na última nota.

Esqueceu

Foi um ano difícil para maioria de nós. Começou com um violinista esqueceu o violino avaliado em US$ 2,6 milhões no compartimento de bagagem de um trem regional na Alemanha.

Isso foi logo no início do ano. Ainda Janeiro, por outro lado, aqui em Santa Catarina o FEMUSC foi uma grande festa cheia de convidados especiais.

Experiência

Foi também um ano de esperança para Rosemary Johnson. Ela ficou tetraplégica por causa de um acidente de carro. Em um projeto que durou mais de 10 anos, desenvolveram um capacete cheio de eletrodos, capaz de ler ondas cerebrais. Com ele, Johnson pode escolher, usando apenas a mente, notas musicais em uma tela de computador, enquanto um violinista tocava simultaneamente a canção que ela compunha.

Gaelynn Lea

Nos emocionamos com Gaelynn Lea, que apesar de suas limitações físicas, consegue compor, tocar, cantar e vencer. E com Marc Landry, um violinista em situação de rua que ganhou um novo violino de presente da Orquestra Metropolitana de Montreal. 

HOVALIN

O mundo da tecnologia sempre surpreendendo com o Hovalin: um projeto Open Source que permite a qualquer pessoa imprimir um violino acústico 4/4 numa impressora 3D.

E o Violino Vermelho inaugurou a nova BIBLIOTECA. Vem ver!

Foi o ano de muitos festivais, masterclasses e tudo mais. Incluso aí a 3ª Semana do Violino.

Sofremos juntos muitos retrocessos no que diz respeito a administração pública. Cortes, congelamentos de gastos, orquestras parando…Cenário que só contribui para o agravamento da nossa já tão fragilizada condição.

Contudo, o poder que oprime também pode nos unir através desse nosso sentimento em comum, essa indignação. Ainda que seja preciso muito mais do que isso, minha esperança está no povo, e na capacidade de nos organizar em quanto classe.

Desejo a todos vocês um ótimo final de ano, um jogo de cordas novas, muitos concertos, cachês de natal, e claro, FÉRIAS!

 

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e “faz tudo” do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!