Retrospectiva Violino Vermelho 2015

Retrospectiva | Os posts que marcaram o ano de 2015

Pra você que quer relembrar ou acabou de chegar, separamos os posts que marcaram nosso ano aqui no ViolinoVermelho.

Esse ano nós tivemos a honra de acompanhar o surgimento do canal  do YouTube Amigos Violinistas.  O canal surgiu de um grupo do Facebook com mais 7 mil membros unidos por um mesmo instrumento.

Mais recente ainda é o surgimento do canal Profissão Músico criado com o intuito de popularizar a música como profissão.
Narrado, criado e editado por Arthur Lauton (violinista na Orquestra Sinfônica de Goiânia); mostra a rotina de um músico profissional, os bastidores, curiosidades, dicas e (futuramente) conversas com outros músicos.

Se por um lado ganhamos, por outro, também perdemos. Foi o caso de Máximo Damián. O violinista peruano, considerado um dos mais notáveis intérpretes de violino andino, morreu no dia 12 de fevereiro em um hospital de Lima.

Maximo Damian

Certamente as notícias que fizeram mais barulho na internet foram das turnês pelo Brasil de David Garret e de Lindsey Stirling.

David Garrett

Festivais

Engajados, apoiamos a Semana do Violino. Um evento cultural que propõe a divulgação, a reflexão e a prática da literatura musical do violino através de concertos e palestras realizados durante uma semana inteira.

Semana do Violino

Internacional

Comemoramos a recuperação de um violino Stradivarius depois de 35 anos. Roubado do renomado violinista Roman Totenberg depois de uma performance em 1980 foi recuperado.

Foto: The Associated Press

Nos emocionamos com a história de um violinista entre os refugiados sírios. O garoto de 13 anos, acompanhado pelo pai sonha chegar à Áustria ou Alemanha e tornar-se músico.

Brasil

Viajamos com Ricardo Barba que partiu de São José dos Campos/SP em 28 de abril e segue em direção ao sul do país cruzando o continente através da arte de rua.

Foto:Agencia RBS

Literatura

Apresentamos o livro Producing Excellence no qual a musicista/socióloga Izabela Wagner oferece um olhar com profundidade e propriedade sobre o longo caminho para se tornar um solista. Outra novidade que não postamos no site, mas em nossa Fanpage e Instagram foi a tradução do livro “A Arte de praticar o violino” de Robert Gerle por João E. Titton. Interessados em adquirir a publicação: editora@ufpr.br

livro

Tecnologia

Foi um ano de inovações tecnológicas como o Jamit, um pequeno aparelho que se encaixa no cavalete de quase todo o violino. De lá, ele se conecta via Bluetooth com um aplicativo e os dados são processados no Android. Ele monitora as notas instantaneamente e aponta erros de ritmo e afinação por exemplo. Outro gadget que ainda aguarda um nome de batismo foi anunciado pela empresa NotesNote, um leitor de partituras com duas telas de 13″ que promete mudar o modo como lemos, baixamos e compartilhamos música.

Jamit

Desejamos a todos um ótimo natal e um Feliz 2016.

—-

Quer ficar por dentro das novidades? Cadastre seu e-mail e receba nossa NewsLetter.

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

2 comentários em “Retrospectiva Violino Vermelho 2015

  • 25 de dezembro de 2015 em 8:25
    Permalink

    Esqueceram de mencionar a confirmação do violinista José Maria Blumenschein que é metade alemão metade brasileiro como spalla da filarmônica de viena, orquestra essa que na minha opinião está entre as 3 melhores do mundo

    Resposta
    • 13 de janeiro de 2016 em 9:27
      Permalink

      Sim, bem lembrado Philipe, nós postamos no facebook, mas esquecemos de colocar na nossa lista. Grande notícia!

      Resposta

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: