Ricardo Herz

Olá leitores, eu não podia deixar de publicar aqui o trabalho do Ricardo. Trabalho este que já acompanho por um tempo, mas que ainda não tive o privilégio de conferir ao vivo . Ele é o que pode se chamar de o ícone do violino na MPB. Hoje mesmo estava escutando algumas faixas de seu último álbum (sempre surpreendente).

Todo o conteúdo aqui vem direto da sua página pessoal que é muito completa por sinal.

 

O violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz traz um repertório cheio de swing, ritmo, cor e energia. Músico de sólida formação, criou um estilo muito próprio ao violino, onde soma todas as suas experiências, da música erudita ao forró, da improvisação do jazz e do choro à MPB e outros ritmos brasileiros. De volta ao Brasil após nove anos no exterior (um ano em Boston e oito em Paris), o músico prepara o lançamento de seu quarto CD, Aqui é o meu lácom composições próprias, apresentadas em seus mais recentes shows.

Com três discos lançados no Brasil, Herz já se apresentou em palcos consagrados no exterior e ao lado de nomes importantes da nossa música

Incentivado pelo grande sucesso de público e júri no 7o Prêmio Visa/ 2004, Ricardo Herz grava seu primeiro CD Violino Popular Brasileiro (Scubidu/Tratore)” com o repertório apresentado no concurso e direção artística de Hamilton de Holanda. No segundo CD, Brasil em 3 por 4 (Scubidu/Tratore), 2007, Ricardo apresenta valsas consagradas da MPB, com arranjo para solos, duos, trios e quartetos para violinos, todos escritos e tocados por ele. Em 2009, veio o terceiro CD “Ricardo Herz para Crianças(Scubidu/Tratore)”com arranjos próprios e interpretações para vários clássicos da canção infantil brasileira.

Graduado em música pela USP, Herz também estudou na Berklee College of Music (Boston) e no Centre des Musiques Didier Lockwood (Paris), onde deu aulas de violino e música brasileira.  Na Europa já se apresentou em palcos importantes como l’Olympia de Paris, Jazz à Vienne (França), Jazz à Marciac (França), Dunya Festival (Holanda), Music Meeting (Holanda), Copenhagen JazzHouse (Dinamarca),  Satellit Café e New Morning (Paris), e diversos clubes de jazz e festivais na Itália.

Como músico Ricardo já dividiu palco com Orquestra Jazz Sinfônica (de quem abriu, como solista, a temporada 2011), Dominguinhos, Didier Lockwood, Carlos Malta, Yamandu Costa, Zimbo Trio, SpokFrevo Orquestra, Orquestra Tom Jobim e em março passado, abriu as séries Jazz + e Telefonica Sonidos da Orquestra Jazz Sinfônica, ao lado de Dominguinhos em duas apresentações memoráveis no Auditório Ibirapuera (http://www.youtube.com/watch?v=oky6gkzZJ2s ) e na área externa para um público de 5000 pessoas.  Além dos palcos brasileiros e europeus, Herz também realizou shows em festivais e clubes de jazz na Malásia, Israel, Rússia e  México.

“Foi uma experiência muito boa. Ricardo é desses moços que melhor toca ultimamente, toca pra valer. É um ótimo incentivo para a 

música brasileira, ainda mais por que, além de ser um excelente músico, tem um ‘molho’ único tocando violino no forró. Ele toca um instrumento fino, de música erudita na música brasileira, ainda mais no forró, que poucos músicos com essa formação se aventuram em tocar. ” 
Dominguinhos

“Cheio de sensibilidade e virtuosismo, swing e lirismo, Ricardo Herz está colocando os ‘pingos nos is’ na história do violino popular no Brasil ! Tudo com muita musicalidade e a característica mais marcante em sua personalidade quando sobe ao palco: carisma! Sucesso de público e crítica”
Hamilton de Holanda

“Violino Popular Brasileiro é um título mais do que perfeito para o CD do Ricardo Herz. Com uma técnica apurada, passa por baião, forró (às vezes como se fosse rabeca), sambas, chorinhos e canções com autoridade e intimidade absolutas de quem conhece, de fato, o Brasil.”
Edu Lobo

“Neste trabalho (Violino Popular Brasileiro) Ricardo Herz propõe uma música muito festiva e rica em emoção. A música brasileira, sua especialidade, está aqui magnificamente representada com originalidade graças a seu grande talento de violinista. Este disco multicolor revela o grande talento dos músicos participantes e tenho certeza de que ele alcançará o grande sucesso que merece.”
Didier Lockwood

 

 

Próximos Shows

Shows Anteriores

 

 

IMPRENSA

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.