Sobre o Portal

Dez anos!

Já são mais de 10 anos no ar servindo como referência para músicos e amantes dos instrumentos de cordas friccionada com atenção especial para o violino.

Em agosto de 2010 quando havia completado um 1 ano de lançamento o portal ganhou notoriedade em Mato Grosso do Sul e apareceu na impressa local. Mais precisamente uma edição especial na Revista Destaque MS – agosto/2010.

Nessa trajetória o Violino Vermelho pode contar com o apoio da loja virtual Ecorde.com.br 

Com 3 anos de atividade ganhamos o Brasil e fomos pro resto do mundo. Foi quando entramos para as páginas do guia de negócios da música erudita, o Anuário VivaMúsica de 2012 e também 2013 que foi o último ano da revista. Uma publicação que roda o mundo (mais de 70) países com um vasto conteúdo distribuído em cerca de 300 páginas.

Como tudo começou

Tudo começou com uma ideia bem mais simples. Eu dava aulas de violino e tive vontade de criar um blog para compartilhar com meus alunos materiais complementares as aulas para que eles pudessem aprofundar seus estudos por conta própria.

Mas o resultado foi que com tantos acessos e emails de todo o Brasil eu percebi a necessidade de levar um simples blog a outro patamar:

Torná-lo portal de notícias e serviços que pudessem ser úteis para violinistas de todo o Brasil e países de língua portuguesa.


O autor

Israel Honorato Dutra

Israel Honorato Dutra

Com a Música Orquestral

Eu trabalhei predominantemente em orquestras e grupos de câmara desde o início da minha carreira com as quais tive oportunidade de me apresentar nacional e internacionalmente. Dentre elas:

  • Orquestra Filarmônica Asafe (OFA)
  • Orquestra Sinfônica das Comunidades (OSCOM)
  • Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (MS)
  • Camerata de Cordas UFMS
  • Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul (OBMS)
  • Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA)
  • Orquestra Acadêmica UDESC
  • entre outras.

Com a Música Popular

O meu ingresso no universo da música popular veio mais tarde, mas em boa hora. Me levou a conhecer artistas e bandas singulares tais como Giu Om’Ga, Ricardo Porto, Duo Multueira e Banda Mauê.

Com a Industria Fonográfica

Pude deixar um pouco da minha essência musical registrada no:

  • 2º CD da Orquestra Acadêmica UDESC
  • 1º CD do Duo Multueira (finalista entre os melhores álbuns de Santa Catarina)
  • 2º CD da Banda Mauê “O Baião Transcendental”.

Com o Cinema

Gravei pequenas trilhas para curtas-metragens:

  • Via Postal
  • Cantos de Aço Farpado.

Com as Aulas de Violino

Como professor lecionei em projetos culturais tais como Orquestra Sinfônica das Comunidades, Orquestra de Cordas Fundação Nelito Câmara e projeto C.R.E.R.

Fui também professor convidado do 1º Festival de Música de Rio do Sul (SC).

Atualmente ofereço aulas particulares tanto presenciais como por videoconferência

Como Blogueiro

Como blogueiro desenvolvi o Portal Violino Vermelho, uma das principais referências online sobre o instrumento. O site reúne conteúdos e também serviços objetivando atender as principais necessidades dos estudantes e profissionais.

Formação

Fui discípulo de grandes mestres dentre eles se podem citar Carlos Alberto Angioletti Vieira, um personagem vital para o desenvolvimento do cenário violinístico em Florianópolis. Depois Bernardo Bessler, músico de renome internacional e coordenador pedagógico da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Além destes teve a oportunidade participar de oficinas, palestras, workshops e masterclasses com diversos outros violinistas de muito prestígio tais como Claudio Cruz, Ricardo Herz e Ana de Oliveira.

Em 2018 me tornei bacharel em violino pela Universidade Estadual de Santa Catarina tendo estudado com João Eduardo Dias Titton, mestre pela University of Cincinnati (EUA).


AGRADECIMENTOS

– A Eliazer do blog Ideaplus | Processo de criação deste novo domínio.
– Ao Julio da MSXHost         | Hospedagem e assistência
– Willian Rocha da Ecorde | Parceiro e mantenedor.
– Aos autores, colaboradores, seguidores e tantos outros que fazem deste trabalho um sucesso.