´Solistas de Paulínia’ recebem o violinista Régis Pasquier em concerto gratuito

O público terá a oportunidade de assistir um dos grandes violinistas franceses em atividade, tocando um magnífico violino, de 1734.

Com obras de Beethoven e Brahms, no dia 17 de novembro (domingo), às 18h, acontece mais um concerto gratuito da Temporada 2013 da série Solistas de Paulínia, no Theatro Municipal. Nesta apresentação, os Solistas de Paulínia terão como convidado Régis Pasquier, um dos grandes violinistas franceses em atividade. Músico de prestígio internacional e dono de uma técnica notável, Pasquier toca um violino Joseph Guarnerius (Del Gesu) Cremona, de 1734.

O concerto promete encantar o público com o Quarteto para cordas nº 1 em fá maior Op. 18, um dos mais belos de Beethoven. Um dos momentos de destaque é o segundo movimento, chamado Adagio affettuoso ed appassionato, que segundo as palavras do próprio Beethoven foi pensado com a história de Romeu e Julieta como pano de fundo. O programa segue com o Quarteto para cordas nº 1 em dó menor Op. 51, que demonstra a capacidade de síntese e concentração que viria a caracterizar a maturidade artística de Brahms. Sem dúvida alguma, um concerto de grandes atrações!

Régis Pasquier nasceu em 1945 e já aos 12 anos recebeu o primeiro prêmio para violino e música de câmara do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Em seguida começou a excursionar pela Europa e dois anos ma is tarde partiu para os Estados Unidos, para um recital em Nova Iorque. Foi um ano decisivo em sua carreira, pois teve encontros com músicos como David Oistrakh, Pierre Fournier, Nadia Boulanger e Isaac Stern. Zino Francescatti ficou impressionado com seu talento e alguns anos mais tarde pediu sua colaboração para gravar, pela Deutsche Grammophon, o “Concerto para dois Violinos e Orquestra” de Johann Sebastian Bach.

Em 1985 foi nomeado professor de violino e música de câmara do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris sem, no entanto, deixar suas atividades como solista e camerista. Entre suas inúmeras gravações, destaque para as Sonatas para violino e piano de Prokofieff com Pascal Rogé, as obras para violino e piano de Ravel com Brigitte Engerer, os Caprichos de Paganini e a integral dos concertos para violino de Mozart com a Filarmônica de Liège, sob a direção de Pierre Bartholomée. Sua agenda de apresentações como camerista e solista é das mais intensas, com concertos quase diários na França e no exterior, incluindo EUA, Japão e América Latina.

Formado por músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, os Solistas de Paulínia foram adotados como corpo estável do projeto Concertos Paulínia em 2009. Músicos requisitados, com uma intensa agenda, trabalham juntos há mais de 20 anos e se consolidaram como um dos mais destacados conjuntos de cordas do país, apresentando-se também com solistas mundialmente renomados como Emmanuel Strosser e Romain Guyot.

 

S E R V I Ç O

CONCERTOS PAULÍNIA 2013

Série “SOLISTAS DE PAULÍNIA”

Domingo, 17 de novembro, 18 horas

 

Solistas de Paulínia

Régis Pasquier, violino (França)

Adrian Petrutiu, violino

Horácio Schaefer, viola

Roberto Ring, violoncelo

 

PROGRAMA

L. van Beethoven (1770 – 1827)

Quarteto para cordas nº 1 em fá maior Op. 18

 

J. Brahms (1833 – 1897)

Quarteto para cordas nº 1 em dó menor Op. 51

 

Theatro Municipal de Paulínia

Av. Prefeito José Lozano de Araújo, 1551, Paulínia, tel. (19) 3933-2140

Nº de lugares: 1.219

Censura: 5 anos

Entrada Franca

 

Mais informações: concertospaulinia.com.br

 

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Paulínia

Apoio: EPTV

Realização: Interarte

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.