Stradivarius roubado é vendido por mais de 4 milhões

Um violino Stradivarius antigo que foi roubado de seu dono em uma estação de trem de Londres, em 2010 alcançou o valor de quase £ 1.400.000 ($ 2.57 milhões de dólares) em um leilão.

Stradivarius
Stradivarius
[adrotate banner=”14″]

O instrumento sumiu na Estação de Euston, em novembro de 2010, enquanto músico sul-coreano Min-Jin Kym estava recebendo um lanche.

Em julho, quase três anos depois, a polícia anunciou que tinha recuperado o instrumento intacto, com pequenos danos em uma propriedade na região central da Inglaterra. Três pessoas foram condenadas sobre o roubo.

O instrumento, feito em 1696, é um dos únicos sobreviventes em torno de 400 violinos Stradivarius no mundo. 

A casa de leilões disse que uma parcela dos rendimentos iria para as autoridades que ajudaram a encontrar o violino. (Fontes: Sydney Morning Herald)

Stradivarius é o nome dado aos instrumentos de corda, principalmente violinos e violoncelos, construídos por membros da família Stradivari, sendo os instrumentos mais reputados os do luthier Antonio Stradivari (1644-1737), durante os séculos XVII e XVIII. Durante os últimos três séculos luthiers e cientistas estudaram os instrumentos do construtor italiano sem chegar a nenhuma conclusão concreta do porquê dos violinos soarem tão bem . Dependendo do ano de construção, da condição e de outros factores como, por exemplo, a quem pertenceu, os violinos Stradivari atingem diferentes valores, todos eles astronômicos

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!