Vamos apoiar a Semana do Violino!

Semana do Violino – Apoie,Compartilhe e Participe

Para apoiar acesse http://benfeitoria.com/semanadoviolino

A Semana do Violino:

A Semana do Violino é um evento cultural que propõe a divulgação, a reflexão e a prática da literatura musical do violino, através de concertos e palestras realizados durante uma semana inteira (7 dias corridos). Em 2015 será a 2ª edição, realizada de 22 a 28 de junho.

O violino ocupa no imaginário popular um lugar muito especial, ao mesmo tempo que é extremamente emotivo, seduz e invoca o dionisíaco, também traz à memória o alento da voz humana e paz.

Porém, mesmo tão presente no inconsciente coletivo, o violino é envolto numa atmosfera misteriosa, que ao invés de aproximar, muitas vezes assusta ou reforça a ideia de que seu entendimento e até apreciação é algo para poucos eleitos e iniciados.

A Semana do Violino busca aproximar a cultura violinística do dia a dia das pessoas, promovendo uma dinâmica cultural mais intensa

De segunda a domingo, antes de cada concerto haverá uma palestra com duração de 45 minutos. A proposta é que cada violinista dê sua palestra no dia seguinte ao concerto. O tema e a abordagem ficarão a cargo de cada palestrante, contanto que tenha alguma relação com o repertório tocado por ele no dia anterior.

II Semana do Violino:

A Sonata como gênero musical será o foco dessa edição, ou seja, durante uma semana serão 7 concertos, nos quais este gênero será abordado intensamente, através da performance de importantes artistas brasileiros, e de 7 palestras que abordarão aspectos artísticos, históricos, e formais deste gênero tão desenvolvido pelos grandes compositores.

Violinistas desta edição:

• Adonhiran Reis
• Edson Queiroz
• Leonardo Lacerda
• Luis Otavio Santos
• Paulo Bosisio
• Ricardo Amado
• Ayran Nicodemo

O Financiamento Coletivo:

O Benfeitoria é uma plataforma de financiamento coletivo. Isso significa que todos colaboram e nós viabilizamos o projeto. Para cada colaboração, nós bolamos uma recompensa entre CDs, ingresso para os concertos, shows e muito mais. Com essa campanha pretendemos juntar forças para levantar a verba que precisamos para viabilizar o projeto. Passagens, estadia dos músicos, cachê, material gráfico, filmagem, encargos da campanha, ecad, gastos de produção, etc .

Ayran Nicodemo

A Direção Artística da Semana do Violino fica por conta do violinista e compositor Ayran Nicodemo, que já se apresentou nas principais salas de concerto do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Curitiba. Lançou em maio de 2014 seu CD para violino solo, ‘Pedra Cigana’, com musicas de sua autoria, sendo relacionado como um dos melhores instrumentistas brasileiros do ano. Idealizador e diretor artístico da Semana do Violino no Rio de Janeiro.

Vencedor do 1º Concurso Jovens Solistas da OSMG e do Concurso Jovem Solista UFMG. Já solou o com a Orquestra da UNIRIO, com a Orquestra Opus-MG e com a Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro. Solou o Concertino para Violino e Orquestra de Beetholven Cunha, obra composta em sua homenagem, frente à Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro.

Com o Duo Veredas (violino e cello) foi vencedor do Prêmio Especial Eduardo Tagliatti de Música de Câmara de Juiz de Fora, categoria Séc. XX e XXI, e finalista do II Concurso Villa Lobos de Música de Câmara. Conquistou com o Duo Stretto (violino e piano) o 3º lugar no IV Concurso Villa Lobos de Música de Câmara. Finalista do 14° e do 15° Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Integra o naipe de 1º violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2014. Professor de violino na ProArte. Foi professor do I Festival Internacional de Gramado em 2015 e do Festival de Música do Mundo em Imbassaí-BA, nos anos de 2014 e 2015.

Para mais informações:

www.facebook.com/semanadoviolino

ayranviolino@yahoo.com.br

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.