Violino bate recorde de venda em leilão

Violino bate recorde de venda em leilão

29 de junho de 2011 Artigos 1

Um violino Stradivarius raro, apelidado de “Lady Blunt” por ter pertencido a Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron, bateu o recorde de venda em leilão, ao ser arrematado por 11,2 milhões de euros. O dinheiro tem como destino as vítimas do terramoto e do tsunami devastador que aconteceu no Japão em Março.

Segundo o comunicado da leiloeira londrina online Tarisio, que levou o instrumento à praça, o violino de 1721 foi comprado por um licitador anónimo, depois de uma disputada troca de licitações, quadruplicando o recorde anteriormente estabelecido. O instrumento, que gerou uma procura massiva, foi durante 30 anos propriedade de Anne Blunt, passando depois por alguns importantes coleccionadores. Mas a leiloeira assegura que o violino “está quase no mesmo estado em que estava quando saiu das mãos do seu fabricante”.

O instrumento foi oferecido pela fundação The Nippon Music Foundation, responsável pelo fundo a favor das vítimas do acidente no Japão, a Northeastern Japan Earthquake and Tsunami Relief Fund, que ficará agora encarregue de levar para o Japão o dinheiro conseguido no leilão.
“Enquanto o violino era muito importante para a nossa colecção, as necessidades dos nossos companheiros japoneses depois da tragédia do dia 11 de Março, mostraram-nos que os devemos ajudar de todas as maneiras possíveis”, escreveu em comunicado Kazuko Shiomi, presidente da fundação, garantindo que esta doação será “posta imediatamente em ação no Japão”.
Para Jason Price, diretor da leiloeira, foi “uma honra poder facilitar esta venda histórica para uma causa tão nobre”.
Este Stradivarius é um dos 600 violinos, violas e violoncelos ainda existentes do famoso criador italiano Antonio Stradivari. A última vez que foi posto à venda ao público foi em 1971, num leilão da Sotheby’s, onde foi comprado por 84 mil libras (95,7 mil euros), um recorde na altura.

 

Fonte http://www.publico.pt/

 

Um comentário

  1. Yuri disse:

    É um excelente instrumento! Estou adorando…. (hunf)

    Ainda bem que sonhar não custa!…por enquanto vou me contentando com Eagle Vk 644….

    Abraços

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.