Violino Bengala | Criatividade sem limites

Então eis, que houve uma época aonde um cavalheiro violinista deveria ter sempre a mão seu instrumento. O ano era aproximadamente 1865 e o inventor Luthier Moritz Wilhelm Gloesel (1829-1927) teve a concepção de um Violino-Bengala e o executou com maestria.

Fantástica a ideia de transformar um objeto com uma determinada função em outro completamente diferente do que se originalmente esperaria dele, um mero apoio ao caminhar.

 

O incrível é o fato de possui uma pequena caixa de ressonância, fazendo com que provavelmente o som saia com um volume relativamente alto. Diferente do que tenho trabalhado nos meus Violinetes, que são maciços. A única peça a qual não coube na bengala, foi a chave que faz o 

papel da cabeça das cravelhas. 

Todas as partes que compõem  esse magnífico objetos podem ser vistas aqui em cima.

A solução de substituir as cravelhas por pinos foi genial. Se bem que esta peça como um todo está além de qualquer adjetivo.

Observe, que o arco, é introduzido no corpo da bengala e depois removido para que o corpo seja a caixa de ressonância. Já tinha visto alguns Violinos e derivados que são muito bem pensados, agora, este está além do que poderia imaginar. Por favor, não me peçam para tentar fazer um desses. Não tenho ferramental adequado para este trabalho.

 

Outra situação que me chamou a atenção foi o fato de que a peça se encontra em excelente estado de conservação. Imagino que deva ter sido tocada com carinho. Não consegui maiores informações sobre este objeto, além do que coloquei aqui. De qualquer forma, mais uma curiosidade.

POSTADO POR FRANCISCO WESTPHALEN

Israel Honorato Dutra

Oi! Me chamo Israel sou violinista, idealizador e "faz tudo" do Portal Violino Vermelho.

6 comentários em “Violino Bengala | Criatividade sem limites

  • 20 de janeiro de 2012 em 4:54
    Permalink

    Poxa, as fotos não estão mais acessíveis…:(

    Resposta
  • 1 de abril de 2013 em 17:06
    Permalink

    Hahahah Bacana.
    Serve pra colecionadores mais excentricos vai.
    =) Eu queria um desses.

    Resposta
  • 29 de março de 2018 em 15:01
    Permalink

    Minha família tem um desses, mas necessita restauros, está guardado e não está sendo apreciado será que haver algum valor

    Resposta
  • 12 de julho de 2018 em 9:22
    Permalink

    A família tem um violino bengala, que foi herdado, por um de nossos antepassados, acreditamos ser do período de 1895 a 1905, buscamos avaliadores, restauradores ou compradores

    Resposta

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: