4º Encontro Internacional de Cordas & RICE

O Governo de São Paulo abre inscrições para o 4º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí que, neste ano, será realizado simultaneamente à edição local do RICE – Rio International Cello Encounter. Os eventos acontecem de 3 a 7 de agosto e é preciso ficar atento aos prazos de inscrições, que são diferenciados conforme o interesse do candidato. Os eventos são abertos a quaisquer interessados.
O 4º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí é coordenado pela professora Elen Ramos Pires. O RICE tem como diretor artístico David Chew e como coordenadora local Míriam Braga.
Os eventos oferecem atividades nos instrumentos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e também prática de conjunto. É possível se inscrever em três modalidades: ouvinte, executante e integrante da Orquestra do RICE.
O interessado inscrito como ouvinte poderá assistir a todas as atividades promovidas em ambos os eventos. O interessado inscrito como executante terá currículo avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, atuará nos masterclasses com peça de livre escolha. Já o interessado inscrito como Integrante da Orquestra do RICE terá material de áudio avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, integrará o grupo cujos ensaios ocorrerão nos dias 1º e 2 de agosto (dois dias antes do início oficial do 4º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí).
As inscrições para participação como Executante ou Integrante da Orquestra do RICE devem ser efetuadas, obrigatoriamente, até o dia 20 de julho. Já as inscrições para participação como Ouvinte podem ser feitas até o dia 27 de julho. A taxa única de inscrição é de R$ 20 e ela pode ser feita pela internet (www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas), pelo correio ou pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí (à rua São Bento, 415, Centro).
Os interessados inscritos como Executantes nas masterclasses passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise de currículo e obra a ser executada pelo candidato. Serão selecionados cinco executantes de cada instrumento – violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Os interessados inscritos como Integrantes da Orquestra do RICE passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise de áudio enviado no ato da inscrição. Serão selecionados tantos quantos candidatos possíveis, de acordo com a qualidade técnica do candidato demonstrada na gravação.
Os nomes das atrações ainda estão sendo definidos, mas segundo a coordenação do evento, participarão artistas consagrados. “A exemplo da última edição do evento, receberemos instrumentistas importantes da cena internacional. Neste ano, será possível também contar com atuação dos artistas que estarão no RICE, no Rio de Janeiro, que virão a Tatuí para participação da extensão do festival na cidade”, afirmou a coordenadora Elen Ramos Pires.
O Encontro de Cordas integra série de atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório de Tatuí. São, ao todo, dez encontros internacionais realizados de forma bienal que oferecem a instrumentistas a oportunidade de freqüentarem aulas com profissionais destacados internacionalmente. Além disso, conta com apresentações exclusivas.
RICE
O Conservatório de Tatuí é a única instituição fora do Rio de Janeiro a receber atividades do RICE – Rio International Cell Encounter, que acontece há 16 anos. De bolsistas selecionados na cidade de Tatuí enviados à Capital, o evento passou a promover masterclasses em Tatuí e, há quatro anos, também realiza apresentações locais.
O RICE tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994. Nesse ano, ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos. Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música, e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou o músico e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil. Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e foi criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981. Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de master classes, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 200 mil pessoas.
Serviços:
4º Encontro Internacional de Cordas
RICE – Rio International Cello Encounter – Tatuí
3 a 7 de Agosto
Inscrições até 20 de julho (executantes e integrantes da orquestra) e 27 de julho (ouvintes)
Taxa de Inscrição: R$ 20
www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas
Informações: 15 3205-8444