Entrevista com Julia Fischer | Violinist.com

Entrevista com Julia Fischer | Violinist.com

8 de outubro de 2010 Entrevistas 3
Julia Fischer

Imagem de oito anos, Julia Fischer, sentada num banco da igreja com a música em seu colo, ouvindo os 24 Caprichos de Niccolò Paganini, pela primeira vez, interpretado pelo violinista austríaco Thomas Zehetmair.

Esta cena é descrita em notas por Julia e seu novo album lançado recentemente a gravação dos 24 Caprichos de Paganini. Depois de ver aquela performance, ela resolveu aprender todos eles, tarefa que cumpriu com a idade de 14 anos. Como a maioria dos violinistas sabe, isso leva um trabalho considerável e vontade – estas peças são indiscutivelmente as mais diabolicamente difíceis de tudo que existe no repertório para violino. Agora, aos 27 anos, ela tem repensado os caprichos e seu valor musical, em suas palavras, “Aproximei-me como se fosse um concerto de Mozart.”

Julia Fischer
Eu estava curiosa sobre a sua abordagem destas peças, e sobre como seus sentimentos sobre elas haviam mudado ao longo dos anos. Julia levou algum tempo para responder minhas perguntas sobre os caprichos para os leitores V.com, para falar sobre seus desafios, e compartilhar sua jornada com esta música que é tão importante para o repertório de violino.

Laurie: Como você se abordou inicialmente a prática dos caprichos e resolver os desafios técnicos, quando começou a estudar eles?

Julia: Eu comecei com o Capricho n º 17, quando eu tinha 10 anos. As oitavas são certamente o desafio deste capricho – e minha mão ainda era muito pequeno, embora eu já estivesse tocando em um violino 4/4. Eu me lembro que praticava a peça várias vezes por dia, não muito de uma só vez, talvez  sempre 10 minutos para ir fácil na minha mão esquerda. Depois de dois meses ou algo assim, eu toquei pela primeira vez em concerto. Depois disso, eu toquei Capricho 13 e 14. Estes são, naturalmente, muito mais fáceis e eu aprendi rapidamente, embora o meu professor estivesse infeliz com o som dos meus acordes, complicados no capricho 14. Ele me fez praticá-la, segurando a minha mão direita, como um punho fechado. Parece engraçado, mas é verdade. Estou tentando lembrar a ordem em que eu aprendi, que foi de aproximadamente: 17, 13, 14, 6 (eu tive uns maus trinados quando era criança e queria tocar o  Trill do diabo quando eu tinha 12 anos antes. Então eu tive que aprender 6 ) 1, 24, 2, 5 …11, 20, 7, 4, 10, 12, 16, 3, 8, 15 e depois o resto.

Laurie:Muitos sentem que os caprichos são peças vistuosas somente, mas claramente abordá-los de uma forma musical. Como você mantém a perspectiva sobre a natureza musical dessas peças ao mesmo tempo, superar os seus consideráveis desafios técnicos?

Julia: Eu acho que ajuda muito que aprendi a maioria deles como uma criança. Quando eu praticava o número 2 como uma criança, eu certamente não olhava para uma profundidade musical na mesma. Mas 10 anos depois, quando voltei para ele e quando ele realmente sentia relativamente fácil, então eu tive tempo de olhar para o lado musical dele. Não há muitos Caprichos em que não se pode ver o lado musical imediatamente. Oito talvez, 12, e no começo 2. É um desafio para tocar aqueles musicalmente, com certeza. Mas há também grandes peças musicais – 24, 17, 21, 4 (acho que 4 é o mais difícil).

Laurie: Você tem uma edição preferida dos Caprichos? O que você recomendaria?

Julia: Eu usei Galamian quando eu era criança e passou a Henle mais tarde, uma vez que, em geral, eu não sou um grande fã de Galamian-dedilhados (certamente porque fui educada na escola de violino americano, então ele se sente sempre um pouco estranho meus dedos), então eu tenho que mudar muito. Henle tem uma versão Urtext com absolutamente nenhum dedilhados. Eu acho que é muito útil, especialmente quando você quer encontrar idéias musicais na música. Por exemplo, o número 12, é moda de tocar em posições muito altas – mas o torna apenas muito mais desconfortável, e soa pior. Quando você tomar apenas a “lógica”  dos dedilhados, de repente não é mais tão difícil.

Laurie: Que caprichos que você acha ter o tipo mais raro de técnicas, e não encontrar algum modo interessante para a prática e resolver essas técnicas no decorrer do seu trabalho nestes Caprichos?

Julia: O número 5. Todo violinista que está lendo esta entrevista vai concordar. Exceto para aqueles que têm um gene Philip Hirschhorn. Ele me ajudou muito a aprender com o primeiro estudo a partir do número 1 da Ecole Moderne Wieniawski . Mas devo admitir que pratiquei pelo menos um ano quando eu tinha uns 14 ou algo assim.

Laurie: O que você usa com mais freqüência como encores? Você tem um favorito?

Julia: Na verdade, o número 2 é o mais frequentemente o meu encore – Eu simplesmente sei isso tão bem, e ninguém mais toca como um encore. Mas é claro o 24  também!

Laurie: Quais são seus pensamentos sobre Paganini o homem, artista e compositor? O que você pode dizer sobre ele a partir desses Caprichos?

Julia: Eu acho que ele era um homem muito otimista. E pelo menos em determinados momentos de sua vida, ele deve ter sido um homem feliz. Não é profundamente filosófico, mas simplesmente o prazer de tocar com outras pessoas.

Laurie: Quando foi a primeira vez que você executou todos os 24 Caprichos juntos?

Julia: Quando eu fiz a gravação. Embora em casa (para a minha mãe) quando eu tinha cerca de 14 ou 15 anos.

Laurie: Eu entendo que você aprendeu o Capricho 17 em primeiro lugar; mas quais são os melhores Caprichos para começar, na sua opinião?

Julia: Depende da idade do violinista. 13, 14, 16 e 20 provavelmente são mais adequados.


Para acessar a página oficial da violinista CLIQUE AQUI

 

 

3 comentários

  1. Clotan disse:

    Brava, guerreira de uma sutil sapiência. Suas arcadas são magníficas e sem exagero, ouvir você tocar é apreciar a sutileza do amanhecer. Parabéns…!

  2. Fiquei encantado com tanta sutileza e cá estou para lhe parabenizar por tanta bravura e simpatia… Obrigado pela oportunidade,

  3. Rafael Dantas disse:

    Adorei a entrevista com bela e simpática violinista Sr.Ficher.Pessoas como ela nos fazem acreditar que todos somos capazes de tocar qualquer concerto basta alguns treinos(na verdade muitos)
    obrigado!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Oi! Como posso ajudar?