HÁ VAGAS | Orquestra Sinf. de Londrina (OSUEL)
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) seleciona músicos para participarem de ensaios e concertos do grupo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h de 30 de abril, na Casa de Cultura da UEL, que fica na Rua Tupi, 210, Centro de Londrina.
Os aprovados farão parte de um banco de dados, por meio do qual a orquestra os convidará, conforme a necessidade nas apresentações. Os músicos chamados receberão cachês entre R$ 770 e R$ 1.100 para um trabalho previsto de até 14 serviços, entre ensaios e concertos.
A Osuel afirma que selecionará músicos que tocam violino, viola, violoncelo e contrabaixo, clarinete, fagote, trompete, trombone, trompa, tuba, tímpanos e percussão. O resultado será divulgado no site da UEL, onde também está o edital completo.
SOBRE A ORQUESTRA
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental.
A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.
Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba – Brasil). Atualmente é dirigida pelo maestro Maurizio Colasanti (Itália – Brasil).
Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.
Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros.
Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.