Porque os luthiers adotaram os ‘eFes’ no violino?

Você já se perguntou?
Porque os luthiers adotaram a ‘boca’ do violino em forma de ‘Fs'(efes)? Porque os torna mais acusticamente poderoso do que seus ancestrais, que tinham buracos em forma de um círculo – como concluiu uma equipe de cientistas do MIT.
De volta ao século 10 | Os fabricantes de instrumentos de cordas europeus foram construindo “fitheles” (o ancestral do violino moderno) mas eles usaram furos redondos. Até o século 12, eles começaram a usar formatos de meia-lua, e um século mais tarde, eles aperfeiçoaram a uma espécie de buraco em forma de C. Em seguida, no século 15, eles foram pioneiros de pequenos círculos nas extremidades dos furos, que, pelo século 17, tornou-se o moderno buraco em forma de f.
Uma equipe de cientistas do MIT se perguntou recentemente porque a forma tinha evoluído dessa maneira. Depois de tantas contas e fazer algumas experiências chegaram a conclusão de que: Essa forma empurra muito mais ar do que um furo circular, fazendo com que o som do violino seja muito mais potente.
Segundo o portal The Economist:
“A resposta, obtido após várias páginas de matemática avançada, e confirmado pela experiência, é que as propriedades de amplificação de som da ‘boca do instrumento’ não dependem das suas áreas, mas do comprimento do seu contorno. Eles mostraram como a forma do furo variar durante os séculos, e como isso afetou sua produção de energia. O desenho final Cremonense tinha o dobro da potência sonora dos furos circulares do fithele...”
O trabalho na íntegra feito pela equipe do MIT está online aqui e é muito interessante também. Infelizmente está em inglês, mas com base nas imagens aqui no post já é possível tirar suas próprias conclusões.
A primeira imagem acima mostra as alterações de forma ao longo do tempo.
Abaixo, Você pode ver como a forma em F impulsiona muito mais o fluxo de ar do que a primeira rodada, com alto fluxo de ar marcado como amarelo e vermelho.
3 comentários
Vc sabe me dizer se o violino da marca Cremona é bom?
Eu não saberia dizer, mas o violão tem um corpo, ou melhor,um caixa de ressonância ligeiramente maior a seu favor. Talvez ele simplesmente não precise disso. (apenas mera especulação)
😉
Por que outros instrumentos como o violão não possuem esse “efe”?
Sera que tem relação à alma do violino?