Retrospectiva Violino Vermelho 2015

Retrospectiva | Os posts que marcaram o ano de 2015
Pra você que quer relembrar ou acabou de chegar, separamos os posts que marcaram nosso ano aqui no ViolinoVermelho.
—
Esse ano nós tivemos a honra de acompanhar o surgimento do canal do YouTube Amigos Violinistas. O canal surgiu de um grupo do Facebook com mais 7 mil membros unidos por um mesmo instrumento.
Mais recente ainda é o surgimento do canal Profissão Músico criado com o intuito de popularizar a música como profissão.
Narrado, criado e editado por Arthur Lauton (violinista na Orquestra Sinfônica de Goiânia); mostra a rotina de um músico profissional, os bastidores, curiosidades, dicas e (futuramente) conversas com outros músicos.
Se por um lado ganhamos, por outro, também perdemos. Foi o caso de Máximo Damián. O violinista peruano, considerado um dos mais notáveis intérpretes de violino andino, morreu no dia 12 de fevereiro em um hospital de Lima.
Certamente as notícias que fizeram mais barulho na internet foram das turnês pelo Brasil de David Garret e de Lindsey Stirling.
Festivais
Engajados, apoiamos a Semana do Violino. Um evento cultural que propõe a divulgação, a reflexão e a prática da literatura musical do violino através de concertos e palestras realizados durante uma semana inteira.
Internacional
Comemoramos a recuperação de um violino Stradivarius depois de 35 anos. Roubado do renomado violinista Roman Totenberg depois de uma performance em 1980 foi recuperado.
Nos emocionamos com a história de um violinista entre os refugiados sírios. O garoto de 13 anos, acompanhado pelo pai sonha chegar à Áustria ou Alemanha e tornar-se músico.
Brasil
Viajamos com Ricardo Barba que partiu de São José dos Campos/SP em 28 de abril e segue em direção ao sul do país cruzando o continente através da arte de rua.
Literatura
Apresentamos o livro Producing Excellence no qual a musicista/socióloga Izabela Wagner oferece um olhar com profundidade e propriedade sobre o longo caminho para se tornar um solista. Outra novidade que não postamos no site, mas em nossa Fanpage e Instagram foi a tradução do livro “A Arte de praticar o violino” de Robert Gerle por João E. Titton. Interessados em adquirir a publicação: editora@ufpr.br
Tecnologia
Foi um ano de inovações tecnológicas como o Jamit, um pequeno aparelho que se encaixa no cavalete de quase todo o violino. De lá, ele se conecta via Bluetooth com um aplicativo e os dados são processados no Android. Ele monitora as notas instantaneamente e aponta erros de ritmo e afinação por exemplo. Outro gadget que ainda aguarda um nome de batismo foi anunciado pela empresa NotesNote, um leitor de partituras com duas telas de 13″ que promete mudar o modo como lemos, baixamos e compartilhamos música.
Desejamos a todos um ótimo natal e um Feliz 2016.
—-
Quer ficar por dentro das novidades? Cadastre seu e-mail e receba nossa NewsLetter.
2 comentários
Sim, bem lembrado Philipe, nós postamos no facebook, mas esquecemos de colocar na nossa lista. Grande notícia!
Esqueceram de mencionar a confirmação do violinista José Maria Blumenschein que é metade alemão metade brasileiro como spalla da filarmônica de viena, orquestra essa que na minha opinião está entre as 3 melhores do mundo
Você precisa fazer log in para comentar.