Sem Instrução Não Haverá Progresso

Sem Instrução Não Haverá Progresso

24 de setembro de 2010 Artigos 0

Se o tempo que você dedica para a prática do instrumento falha, na medida em que ele não ajuda o seu progresso, todo o tempo do mundo será suficiente.

John Blasquez.

O tempo tem sido inimigo do estudante atual. Nosso modelo de sociedade prega a obtenção dos melhores resultados no menor prazo possível. Esses valores naturalmente foram adotados por estudantes de música, especialmente os de prática instrumental. Isto se evidencia nas publicações direcionadas aos mesmos que podem ser encontradas nas bancas de revistas com promessas de resultados imediatos.

Resultados estes que, de início se mostram satisfatórios, mas que limitam a evolução técnica a médio e longo prazo dos estudantes. Estes por sua vez passam a apresentar uma série de problemas ligados principalmente ao estudo individual. Dentre os quais podemos citar a falta de disciplina, concentração e metodologia de estudo, fruto quase sempre de ausência ou de uma má orientação que podem, dependendo da gravidade, comprometer a carreira musical do estudante.

No entanto essas conseqüências podem ser mínimas se comparado aos risco para saúde que o estudante corre por executar movimentos repetitivos por horas e sem intervalos.

Portanto quando se inicia o estudo de algum instrumento, é necessário o acompanhamento de um professor. Este irá dedicar muitas horas capacitando e instruindo o aluno de forma a compor um nível de maturidade e autonomia. Possibilitando assim melhor rendimento e garantindo a evolução musical e técnica do estudante.

Israel Honorato Dutra

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Oi! Como posso ajudar?