Sinfônica de Sergipe abre inscrições para Jovens Aprendizes

Está aberto o processo de seleção de jovens músicos aprendizes para a Orquestra Sinfônica de Sergipe com o objetivo de participação em concertos, ensaios e atividades didáticas da orquestra durante o ano.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secul), a direção artística será de Guilherme Mannis, a orquestra oferece 10 vagas entre todos os instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). As inscrições serão realizadas até o dia 02 de março, somente através de e-mail.
As provas vão acontecer na cidade de Aracaju, na sede da Orquestra Sinfônica, localizada no Teatro Tobias Barreto (Av. Tancredo Neves 2209, DIA, em Aracaju), no dia 04 de março a partir das 10h.
É obrigatório que o músico postulante esteja cursando escola de música (Conservatório de Música, Projetos de Orquestra Jovem) ou tenha aulas regulares com professor particular, mediante comprovação por escrito na hora da prova. A seleção se dará por meio de prova prática, com repertório predeterminado disponibilizado no site da orquestra.
Com a finalidade didática, esta seleção visa unicamente o crescimento dos alunos participantes através do contato com músicos profissionais, solistas e maestros renomados e proporcionar formação de alto nível a jovens alunos sergipanos com vistas à sua posterior participação efetiva na Orquestra Sinfônica de Sergipe ou em outros grupos profissionais brasileiros.
O valor da bolsa mensal será de R$500, oferecida nos meses de março à dezembro, conforme disponibilidade administrativa da Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe.
[su_spoiler title=”Descubra o Repertório dos Testes” style=”fancy” icon=”folder-1″]
Violino
Concerto
W. Mozart – Concerto nº 3 – Sol Maior – 1º movimento sem cadência.
Excertos
J. Brahms – Sinfonia nº3, do início até letra B.
E. Elgar – Introdução e Allegro
F. Mendelssohn – Sonho de uma noite de verão, Abertura, do início até letra A.
Viola
Concerto: um movimento de um dos concertos abaixo, sem cadência.
J. Cristian Bach – concerto em Dó menor
F. Hoffemeister – Concerto em Ré maior
C. Stamitz – concerto em Ré maior
Excertos
P. Tchaikovsky – Sinfonia nº6, primeiro movimento, compassos 19-77
F. Mendelssohn – Sinfonia nº4, primeiro movimento, compassos 195-308
B. Smetana – A noiva vendida (The Bartered Bride) do início até 94
G. Rossini – “La Gazza Ladra” (Allegro)
Violoncelo
Concerto
G. Goltermann, primeiro movimento do Concerto nº5
Peça solo
J. S. Bach, um movimento livre-escolha de suas suítes
Excertos
W. A. Mozart- Sinfonia nº40, primeiro e quarto movimentos
W. A. Mozart – Requiem, Dies Irae
Contrabaixo
Peça solo
Uma peça solo de livre escolha
Excertos
W. A. Mozart- Sinfonia nº40, primeiro movimento
R. Wagner – Abertura “Os Mestres Cantores de Nuremberg”
[/su_spoiler]
Sobre a Orquestra
Criada na década de 80, a Orquestra Sinfônica de Sergipe é um dos mais importantes grupos orquestrais da região Nordeste. Assiste atualmente no Teatro Tobias Barreto, patrimônio cultural do Estado de Sergipe, com capacidade para 1.328 pessoas e oferece, desde 2007, temporadas anuais e regulares de concertos, proporcionando ao público sergipano música de erudita de alto nível. Está composta atualmente por cerca de sessenta músicos – sergipanos, de outros estados da federação e também de outros países – e corpo administrativo empenhados em criar um produtivo pólo de música de concerto na região Nordeste do Brasil.
Fonte: Site Oficial da Orquestra / G1
Você precisa fazer log in para comentar.