Porque os luthiers adotaram os ‘eFes’ no violino?

Porque os luthiers adotaram os ‘eFes’ no violino?

12 de março de 2015 Curiosidades 3

Você já se perguntou?

os efes

Porque os luthiers adotaram a ‘boca’ do violino em forma de ‘Fs'(efes)? Porque os torna mais acusticamente poderoso do que seus ancestrais, que tinham buracos em forma de um círculo como concluiu uma equipe de cientistas do MIT.

De volta ao século 10 | Os fabricantes de instrumentos de cordas europeus foram construindo fitheles” (o ancestral do violino moderno) mas eles usaram furos redondos. Até o século 12, eles começaram a usar formatos de meia-lua, e um século mais tarde, eles aperfeiçoaram a uma espécie de buraco em forma de C. Em seguida, no século 15, eles foram pioneiros de pequenos círculos nas extremidades dos furos, que, pelo século 17, tornou-se o moderno buraco em forma de f.

Uma equipe de cientistas do MIT se perguntou recentemente porque a forma tinha evoluído dessa maneira. Depois de tantas contas e fazer algumas experiências chegaram a conclusão de que: Essa forma empurra muito mais ar do que um furo circular, fazendo com que o som do violino seja muito mais potente.

Segundo o portal The Economist:

A resposta, obtido após várias páginas de matemática avançada, e confirmado pela experiência, é que as propriedades de amplificação de som da ‘boca do instrumento’ não dependem das suas áreas, mas do comprimento do seu contorno. Eles mostraram como a forma do furo variar durante os séculos, e como isso afetou sua produção de energia. O desenho final Cremonense tinha o dobro da potência sonora dos furos circulares do fithele...”

O trabalho na íntegra feito pela equipe do MIT está online aqui e é muito interessante também. Infelizmente está em inglês, mas com base nas imagens aqui no post já é possível tirar suas próprias conclusões.

A primeira imagem acima mostra as alterações de forma ao longo do tempo.

Abaixo, Você pode ver como a forma em F impulsiona muito mais o fluxo de ar do que a primeira rodada, com alto fluxo de ar marcado como amarelo e vermelho.

efes

Fonte: boingboing.net

 

3 comentários

  1. Jorginho disse:

    Vc sabe me dizer se o violino da marca Cremona é bom?

  2. Eu não saberia dizer, mas o violão tem um corpo, ou melhor,um caixa de ressonância ligeiramente maior a seu favor. Talvez ele simplesmente não precise disso. (apenas mera especulação)
    😉

  3. Leandro Mori disse:

    Por que outros instrumentos como o violão não possuem esse “efe”?
    Sera que tem relação à alma do violino?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Oi! Como posso ajudar?